Crédito da foto: Cemig.
TRÊS MARIAS
Em operação desde 1962, a usina instalada na cidade que tem o mesmo nome, conta com 6 unidades geradoras, e seu reservatório tem 1.054,6km² de área.
A Cemig irá utilizar parte da superfície do reservatório da Hidrelétrica Três Marias para adicionar uma nova alternativa de geração de energia: a solar.
Os painéis solares serão instalados sobre flutuadores para capturar parte da luz emitida pelo sol e a transformam em energia elétrica.
O projeto aumentará a autossuficiência energética da região, contribuindo no apoio do desenvolvimento econômico, atendendo novas demandas das indústrias e residências.’
Os painéis da Usina Solar Flutuante Três Marias vão ocupar uma área de 0,55 km².
Se contabilizada a área de segurança do projeto, todo o complexo ocupará 1,84 km² de lâmina d`água.
Operação da usina flutuante
Área de Segurança
Mitos e Verdades:
O projeto da Usina Solar Flutuante Três Marias possui potência instalada de 60MW e será capaz de atender o equivalente a 86.000 residências em Minas Gerais por ano.
A energia gerada na Usina Solar Flutuante Três Marias será oferecida aos consumidores por meio da plataforma Cemig SIM que permite acesso a energia mais barata.
Não, os painéis solares flutuantes captam energia solar passivamente, sem a necessidade de movimentos constantes ou atividades mecânicas. Isso contribui para a tranquilidade do ambiente ao redor.
O início das obras está previsto para agosto de 2024, com início da operação em janeiro de 2026.
Não há riscos de choque.
Toda a conexão da usina com a subestação é feita com cabos blindados, à prova d’água e de choque, o que torna o complexo seguro para trabalhadores e usuários do reservatório.
Os peixes não morrerão eletrocutados. A estrutura da usina flutuante é isolada eletricamente para evitar a condução de eletricidade na água.
Não. A Prainha está localizada a mais de 2 km de distância da área de instalação da Usina Solar Flutuante. Isso significa que não haverá impactos na utilização da prainha e seu entorno.
O sistema de ancoragem garante a estabilidade dos painéis solares flutuantes, prevenindo acidentes relacionados a deslocamentos ou instabilidade. É projetado para suportar condições extremas, como ventos de até 120 km/h, além das flutuações do nível do reservatório, que em Três Marias chega a atingir 23,7m.
Não haverá restrição de atividades como navegação, pesca esportiva e turismo. A Usina Flutuante não inviabiliza o uso do reservatório. A operação vai restringir atividades apenas no perímetro da área de segurança. No caso de Três Marias a área de segurança ficará limitada a 90 metros da extremidade de cada uma das ilhas flutuantes, restringindo acesso em apenas 0,2% da área total do reservatório.
Os painéis solares não vão refletir a luz do sol e gerar ofuscamento. Os módulos são projetados para absorver a luz solar, não refleti-la.
Ao utilizar o espaço do reservatório já existente, reduzimos o impacto na região. Além disso, podemos produzir mais energia em painéis instalados na água, já que na terra, temos uma quantidade máxima definida pela legislação. Ao produzir mais energia, aumentamos a capacidade de distribuição energética da usina.
Não há nenhuma intenção nem projeto para a construção de mais usinas flutuantes, nem expectativa de expansão do projeto atual, ao longo do reservatório de Três Marias. A CEMIG vai construir usinas solares flutuantes em outros reservatórios de Minas Gerais