APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

PCH Tronqueiras

PCH Tronqueiras

Hidrelétrica

 

Início da Construção

1951

Início das Operações

1955

Altura da Barragem

20m

Comprimento da Barragem

85m

Volume do Reservatório

1,94hm³

Potência Instalada

8,4MW

Unidades Geradoras

3

A PCH (pequena central hidrelétrica) Tronqueiras, construída pela Companhia de Eletricidade do Médio Rio Doce (CEMRD), subsidiária da CEMIG, iniciou sua operação em 1955, no município de Coroaci, MG. Localizada no rio Tronqueiras, o aproveitamento conta com 3 unidades geradoras com potência total instalada de 8,40 MW.

Construído em concreto tipo gravidade, o barramento da PCH Tronqueiras conta com altura máxima de 19,50m e, aproximadamente, 85m de comprimento de crista. Seu reservatório possui cerca de 0,60 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação de 1,94 hm³.

O sistema extravasor da PCH Tronqueiras é composto por um Vertedouro de Soleira Livre equipado por flash-board de 1,72 m de altura. Situado na parte central da barragem, este vertedouro possui cerca de 30m de comprimento e capacidade de descarga máxima de 117 m³/s. O sistema extravasor é composto, também, por uma comporta intermediária de 1,00 x 2,50 m, localizada no paramento do Vertedouro de Soleira Livre. Atualmente esta estrutura é utilizada para garantir a vazão sanitária no rio Tronqueiras.

Localizada na margem esquerda do rio Tronqueiras, dentro do reservatória da usina, a Tomada d’Água da PCH Tronqueiras é do tipo castelo. Construída em concreto armado, esta estrutura conta com um vão, controlado por uma comporta tipo vagão e um stop-log, ambos operados por guincho elétrico. A água aduzida é conduzida por uma tubulação adutora até a Chaminé de Equilíbrio, de onde saem dois condutos forçados de 1,40m de diâmetro e 395m de extensão. Destes, um irá alimentar a unidade geradora 3, enquanto o outro será bifurcado para alimentar as unidades geradores 1 e 2.

Do tipo abrigada, a casa de força da PCH Tronqueiras conta com 3 unidades geradoras, totalizando 8,40 MW de potência total instalada. A restituição da vazão turbinada ocorre por canal de fuga no rio Tronqueiras.