CGH Marmelos
CGH Marmelos
Hidrelétrica
Início da Construção
1889Início das Operações
1915Altura da Barragem
8mComprimento da Barragem
51mVolume do Reservatório
0,022hm³Potência Instalada
4MWUnidades Geradoras
5O Complexo Hidrelétrico de Marmelos teve início com a construção de uma primeira Central Geradora Hidrelétrica (CGH), a Marmelos Zero em 1889. Posteriormente surgiram as CGHs de Marmelos I e II. A Cemig adquiriu o Complexo em 1980. Atualmente Marmelos conta com uma potência instalada de 4.8 MW.
Marmelos fica no rio Paraibuna, em Juiz de Fora. A idade do complexo pode ser percebida pela sua construção tradicional, com paredes feitas em alvenaria de tijolos maciços aparentes e a base de pedra vazada por vãos com vergas em arcos abatidos em sequência ritmada.
O telhado tem a cobertura de duas águas e é recoberta por telhas francesas, tendo os beirais ornamentados por lambrequins. Uma pequena torre de seção quadrada e telhado de quatro águas marca a construção.
Transformado em espaço cultural após o tombamento do prédio da usina, em 1983, pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Juiz de Fora, o museu abriga um acervo composto por peças que contam a história da energia e da própria usina de Marmelos. Saiba como visitar (***LINK***)