PCH Ervália
PCH Ervália
Hidrelétrica
Altura da Barragem
13mComprimento da Barragem
28mVolume do Reservatório
0,79hm³Potência Instalada
6,965MWUnidades Geradoras
1A pequena central hidrelétrica Ervália iniciou sua operação em 1999 e conta com 1 unidade geradora com potência total instalada de 6,965 MW. A usina é atualmente propriedade da Cemig Geração Sul S.A. e foi instalada entre os municípios de Ervália e Guiricema, MG, no rio dos Bagres.
Construído em concreto tipo gravidade, o barramento da PCH Ervália conta com altura máxima de 13 m e cerca 28 m de comprimento de crista. Seu reservatório possui, aproximadamente, 0,28 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação de 0,79 hm³.
O sistema extravasor da PCH Ervália é composto por um Vertedouro tipo creager, controlado por duas comportas segmento de 3,85 m de largura e 5,0 m de altura, com soleira na elevação 710,00 m. Localizado na parte central do barramento, este vertedouro possui uma capacidade de descarga máxima de 327 m³/s.
À direita hidráulica do vertedouro de soleira controlada, tem-se a tomada d’água da PCH Ervália. Esta é construída em concreto armado, possuindo uma válvula borboleta instalada em poço na estrutura. A água aduzida é conduzida por conduto forçado, com cerca de 1.475 m de extensão, 1m de diâmetro e 375 m de desnível. Inicialmente este conduto encontra-se na margem direita do rio dos Bagres, alterando para a margem esquerda, onde permanece até chegar na casa de força, cerca de 100m a jusante do barramento.