APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

PCH Coronel Domiciano

PCH Coronel Domiciano

Hidrelétrica

 

Altura da Barragem

8m

Comprimento da Barragem

85m

Volume do Reservatório

0,134hm³

Potência Instalada

5,04MW

Unidades Geradoras

1

Erguida no rio Fumaça, a PCH (pequena central hidrelétrica) Coronel Domiciano iniciou sua operação em 1911 com três unidades geradoras e desde 1994 a usina conta apenas com uma unidade geradora em funcionamento.

O empreendimento, no município de Muriaé- MG, é constituído por barramento de concreto, com altura máxima de 8 m e 85 m de comprimento de crista. Seu reservatório possui, aproximadamente, 0,033 km² de área inundada no N.A. Máximo Normal e capacidade de acumulação 0,134 hm³.

O sistema extravasor da PCH Coronel Domiciano é composto por um Vertedouro de Soleira Livre (VL) equipado com comportas tipo pranchão, permitindo a elevação do nível d’água acima da soleira vertente. Localizado na parte central do barramento, este vertedouro possui cerca de 30 m de comprimento e capacidade de descarga máxima de 73 m³/s.

À esquerda hidráulica do vertedouro, tem-se a tomada d’água da PCH Coronel Domiciano. Construída em concreto, esta estrutura conta com um vão, controlado por uma comporta tipo gaveta, e dois painéis de grades para remoção de detritos. A água aduzida é conduzida por um conduto de baixa pressão até a Câmara de Carga, de onde saem dois condutos forçados de 0,762 m de diâmetro.

Na sequência, ocorre a junção destas tubulações para um conduto único de 1,273 m de diâmetro, o qual alimentará a unidade geradora localizada na casa de força da PCH Coronel Domiciano.

Do tipo abrigada, a casa de força da PCH Coronel Domiciano conta com 3 unidades geradoras, sendo que, atualmente, apenas um encontra-se em operação. A restituição da vazão turbinada ocorre por canal de fuga, no leito do rio Fumaça, em frente a Cachoeira da Fumaça.