PCH Coronel Domiciano
PCH Coronel Domiciano
Hidrelétrica
Altura da Barragem
8mComprimento da Barragem
85mVolume do Reservatório
0,134hm³Potência Instalada
5,04MWUnidades Geradoras
1Erguida no rio Fumaça, a PCH (pequena central hidrelétrica) Coronel Domiciano iniciou sua operação em 1911 com três unidades geradoras e desde 1994 a usina conta apenas com uma unidade geradora em funcionamento.
O empreendimento, no município de Muriaé- MG, é constituído por barramento de concreto, com altura máxima de 8 m e 85 m de comprimento de crista. Seu reservatório possui, aproximadamente, 0,033 km² de área inundada no N.A. Máximo Normal e capacidade de acumulação 0,134 hm³.
O sistema extravasor da PCH Coronel Domiciano é composto por um Vertedouro de Soleira Livre (VL) equipado com comportas tipo pranchão, permitindo a elevação do nível d’água acima da soleira vertente. Localizado na parte central do barramento, este vertedouro possui cerca de 30 m de comprimento e capacidade de descarga máxima de 73 m³/s.
À esquerda hidráulica do vertedouro, tem-se a tomada d’água da PCH Coronel Domiciano. Construída em concreto, esta estrutura conta com um vão, controlado por uma comporta tipo gaveta, e dois painéis de grades para remoção de detritos. A água aduzida é conduzida por um conduto de baixa pressão até a Câmara de Carga, de onde saem dois condutos forçados de 0,762 m de diâmetro.
Na sequência, ocorre a junção destas tubulações para um conduto único de 1,273 m de diâmetro, o qual alimentará a unidade geradora localizada na casa de força da PCH Coronel Domiciano.
Do tipo abrigada, a casa de força da PCH Coronel Domiciano conta com 3 unidades geradoras, sendo que, atualmente, apenas um encontra-se em operação. A restituição da vazão turbinada ocorre por canal de fuga, no leito do rio Fumaça, em frente a Cachoeira da Fumaça.