Mais uma vez Cemig é a única empresa do setor elétrico das Américas no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2020/2021
Empresa permanece na seleta lista do DJSI World por 21 anos consecutivos, desde a sua criação
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) é a única empresa do setor elétrico das Américas que integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World 2020/2021), divulgado na última sexta-feira (13), em Nova York pela S&P Dow Jones Indices (“S&P DJI”). A companhia permanece na seleta lista desde a criação do DJSI World, há 21 anos.
Com base na análise de desempenho dos pilares de sustentabilidade, o DJSI lista as empresas que se destacam em todo o mundo por suas práticas de gestão social, ambiental e econômica. Outras sete companhias que atuam no setor elétrico também foram selecionadas pelo Dow Jones, mas todas são europeias.
O diretor presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, ressalta a capacidade de execução da empresa nas diferentes dimensões da sustentabilidade, sendo a conquista desse índice o reconhecimento das boas práticas adotadas pela companhia. “Há mais de duas décadas, nossa força de trabalho se dedica diariamente a entregar soluções rumo a um crescimento sustentável de Minas Gerais, utilizando a sustentabilidade como estratégia nas tomadas de decisão para, assim, atender os interesses dos nossos stakeholders”, comemora Passanezi.
O DJSI World é um índice composto por ações das maiores empresas do mundo, que, em seus diferentes setores econômicos, se destacam pelo desempenho em sustentabilidade e adaptação às tendências de mercado, sendo capazes de criar valor para os acionistas em médio e longo prazos. Anualmente, a composição do índice é renovada, sendo uma referência mundial para investidores e agências financeiras internacionais que se baseiam nesse índice para tomada de decisão em investimentos socialmente responsáveis.
Seleção criteriosa
A nova composição do Dow Jones Sustainability Index World (DJSI World) reúne 320 empresas de 29 países. Elas foram escolhidas entre 7.300 empresas pré-selecionadas de 60 setores econômicos.
As empresas foram avaliadas segundo um questionário e, também, por meio das informações públicas disponíveis em relatórios anuais financeiros e de sustentabilidade e em websites.
A seleção foi conduzida pela S&P Dow Jones Indices (“S&P DJI”), empresa especializada em gestão de ativos e na oferta de produtos e serviços no campo de investimentos sustentáveis, sendo todo o processo auditado pela Deloitte.