Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética é reaberto à visitação a partir de hoje (8/7)
Ação aproxima o público da tecnologia de ponta do setor elétrico e da sustentabilidade no uso da energia
O Museu de Artes e Ofícios, localizado na Praça da Estação, em Belo Horizonte, reabre as portas para os visitantes, com visitas agendadas gratuitamente pelo Sympla, a partir de hoje, 8 de julho. Na ocasião, será reativado o Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, integrado ao conjunto do Museu.
Nesse espaço, o público poderá conhecer de perto a evolução da energia elétrica, desde os primórdios de seu desenvolvimento industrial até as novas e sustentáveis fontes de energia renovável, por meio de dispositivos de realidade aumentada, jogos interativos, maquetes, exposições de artistas que utilizam matrizes energéticas em seu trabalho, palestras, oficinas e seminários relacionados à eficiência energética e à sustentabilidade.
Esta é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo objetivo é disseminar a cultura do uso eficiente da energia, com foco na sustentabilidade e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente aqueles relacionados à promoção de oportunidades de aprendizagem e do acesso à inovação.
Confira alguns dos protocolos adotados para garantir a segurança dos funcionários e visitantes
– A temperatura corporal de todos os visitantes será aferida na entrada.
– É obrigatório o uso da máscara de forma adequada durante toda a permanência no Museu de Artes e Ofícios.
– O número de guarda-volumes a serem utilizados está reduzido, e a utilização dos mesmos será intercalada. Chaves e armários serão devidamente higienizados após cada uso.
– Durante toda a visita, fique atento à distância segura de 1,5 m de outras pessoas. Atenção especial às filas e bancos de descanso.
– Estarão disponíveis em diversos pontos do Museu dispensadores com álcool 70%. Higienize as mãos sempre que achar necessário.
– Está suspenso, temporariamente, o empréstimo de carrinhos de bebê e cadeiras de roda.
– Os elevadores devem ser utilizados individualmente ou por pessoas de um mesmo grupo de convivência. Pessoas com mobilidade reduzida terão prioridade.
– Fique atento ao número de visitantes permitidos em cada espaço/sala, para que seja possível manter o distanciamento.
– Não é permitido tocar nas peças. Procure também não tocar em corrimões, portas e vidros das exposições.
– Nenhum dos equipamentos interativos poderá ser tocado pelos visitantes.
– Algumas experiências, como os jogos manuais, serão apresentados por uma instrutora seguindo protocolos.
Serviço
Como: agendamento gratuito pelo Sympla