Escola e Hospital Veterinários da UFMG modernizam iluminação com recursos captados em chamada pública da Cemig
Com projeto de eficiência energética, comunidade acadêmica foi beneficiada com luminárias mais adequadas para ambiente de estudos e atendimentos
As dependências da Escola e do Hospital Veterinários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ganharam uma transformação que vai beneficiar alunos, professores . Por meio da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética, da Cemig, a instituição de ensino superior captou recursos suficientes para a modernização de mais de 5.950 lâmpadas. No total, foram disponibilizados R$ 270 mil para a execução dos serviços e compras de materiais. As novas lâmpadas são de LED e contribuem diretamente para a criação de salas de aula e ambientes mais confortáveis, além de garantirem mais sustentabilidade com a redução do desperdício de energia típico daquelas fluorescentes e incandescentes.
O chamamento público ocorre anualmente, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica, e é uma oportunidade de a sociedade propor e executar ações que mitigam ou eliminam o desperdício de energia em diversos ambientes. A UFMG, por exemplo, já tem histórico de participações e captações da Chamada. Para esta ação específica, a instituição foi participante da chamada publicada em 2020. Com a disponibilização dos recursos do Programa de Eficiência Energética da Cemig, por meio dos editais, a companhia espera que cada vez mais setores da sociedade sejam beneficiados.
“A redução do consumo de energia elétrica e a redução da demanda no horário de ponta são os principais benefícios da Chamada Pública. Além disso, quando interagimos com os mais diversos setores da sociedade, estamos construindo também o conhecimento sobre a eficiência energética. Isso significa sustentabilidade para o planeta e, ainda, segurança no sistema elétrico”, afirma a engenheira de eficiência energética e sustentabilidade da Cemig, Aline Pimenta Martins.
Com a economia de recursos energéticos e financeiros, as instituições beneficiárias podem, ainda, investir em outras áreas que demandam atenção. Pimenta pondera que a adequação da tecnologia é cada dia mais necessária, já que nos dias de hoje o benefício do LED já é conhecido, em ambientes de educação, essa é uma ação que aponta para o futuro das cidades que buscam mais sustentabilidades.
Programa de Eficiência Energética
O Programa de Eficiência Energética da Cemig promove o uso sustentável da energia elétrica e uma cultura baseada em hábitos de consumo mais conscientes. Desde o início do Programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas (hospitais e escolas, por exemplo) que exercem amplo atendimento à sociedade.
Até o momento, moradores de mais de 748 municípios localizados na área de concessão da Cemig já foram alcançados. Entre 2008 e 2022, o valor investido ultrapassa a ordem de R$ 800 milhões.
Crédito da foto: Cemig/Divulgação
Sugestão de legenda: As novas lâmpadas são de LED e contribuem diretamente para a criação de salas de aula e ambientes mais confortáveis, além de garantirem mais sustentabilidade com a redução do desperdício de energia. Na foto, o antes e depois da troca das lâmpadas na biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG.