APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cruzeiro migra para o Energia Livre Cemig e terá economia superior a R$1 milhão na conta de luz

Clube mineiro também receberá o Certificado Cemig REC, que garantirá o fornecimento de energia limpa e renovável

12/09/24

O Cruzeiro Associação, um dos principais clubes de atividades desportivas do Brasil, migrou para o Energia Livre Cemig, na modalidade varejista. Com a mudança, a entidade terá uma economia superior a R$1 milhão nas contas de energia das unidades do Barro Preto e Campestre na Pampulha, em Belo Horizonte. O Ambiente de Contratação Livre (ACL), ou Mercado Livre de Energia, é um segmento que permite até 35% de desconto na conta de luz.

Nesta modalidade de contratação livre, os clientes do Grupo Tarifário A (aqueles atendidos em média e alta tensão) podem obter desconto na fatura de energia e utilizar os valores economizados em outras demandas. Líder do ACL desde a sua criação, a Cemig oferece planos personalizados e contratos com prazo de dois a cinco anos no Mercado Livre de Energia.

Além da significativa redução na conta de luz, o Cruzeiro recebeu, na tarde desta quinta-feira (12/9), o certificado Cemig REC, que garante o fornecimento de energia limpa, certificada e renovável. Desde 2019, a Cemig já emitiu mais de 15 milhões de Certificados de Energia Renovável para seus clientes no Mercado Livre de Energia. Tal medida dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU no Brasil, relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente.

O vice-presidente de Comercialização da Cemig, Dimas Costa, destacou a parceria com o Cruzeiro e a oportunidade dos benefícios do Energia Livre Cemig para os mais de 3,4 mil associados na ampla estrutura recreativa e esportiva do clube celeste.

“Muitas empresas ainda não têm conhecimento sobre os benefícios do Mercado Livre de Energia. Com a migração, essa informação chega aos torcedores e apoiadores do clube, demonstrando o engajamento e dedicação da gestão do clube às causas e desafios, para o desenvolvimento das atividades sociais e desportivas”, afirma.

 

Cemig REC

Dimas Costa também explicou a importância do Cemig REC para o Cruzeiro, especialmente quanto ao comprometimento das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance - sigla em inglês para definir padrões ambientais, sociais e de governança).

“Os certificados atendem a padrões internacionais e garantem que a energia entregue é renovável e rastreável por meio de controles próprios e certificada por consultoria especializada. Com esse certificado, as empresas podem garantir que a energia que consomem é sustentável e proveniente de fontes renováveis”, comenta.

O presidente do Cruzeiro Associação, Lidson Magalhães, destaca que “ao migrar para o Mercado Livre de Energia, o Cruzeiro reafirma seu compromisso de buscar a valorização dos recursos daqueles que tanto fizeram e continuam fazendo pelo clube”.

Magalhães destacou, ainda, os desafios econômicos e financeiros inerentes à gestão de empreendimentos dessa magnitude e a importância da parceria com a Cemig durante essa transição.

“A confiança na parceria com a Cemig, nos permite concentrar em nossos negócios, assegurando sustentabilidade e redução de custos, para que nossos esforços beneficiem milhares de associados ao longo do tempo. Além disso, essa parceria promove o uso de energia sustentável para a indústria de entretenimento”, ressalta

 

Entenda o que é o Ambiente de Contratação Livre

O Ambiente de Contratação Livre oferece ao cliente a liberdade de escolher o fornecedor de energia, permitindo a aquisição do produto a preços mais baixos do que no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), também conhecido como Mercado Cativo. Permite também a rastreabilidade da energia adquirida, por meio de Certificados de Energia Renovável. Desta forma, os clientes do Mercado Livre de Energia têm a opção de receber energia limpa, renovável e rastreável das comercializadoras de energia.

A ampliação atual do Mercado Livre de Energia é decorrente da Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia (MME). Essa Portaria definiu que, a partir de janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A, ou seja, aqueles ligados em média ou alta tensão, estarão aptos à aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre, independente do volume de energia demandado.

Assim, mais de 100 mil unidades consumidoras do país – de supermercados a shopping centers e indústrias de pequeno porte, passando por condomínios e clubes desportivos, recreativos e sociais – podem ser representados por agente varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Esse modelo já está consolidado em vários mercados de energia em todo o mundo e, entre eles, destacam-se Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Reino Unido e França.

 

E-commerce pioneiro no Brasil

A Cemig continua atuante no Mercado Livre de Energia, mantendo sua liderança desde meados dos anos 2000 e, agora, com uma novidade: um novo site de e-commerce que permite a negociação totalmente digital, desde a simulação da oferta com descontos personalizados até a contratação da energia na modalidade varejista.

O portal Energia Livre Cemig foi construído para proporcionar aos clientes a melhor experiência de compra, aliando a solidez do Grupo Cemig à tecnologia e à inovação. Clientes conectados nos sistemas de distribuição de Média e Alta Tensão podem acessar o site energialivre.cemig.com.br e realizar sua contratação.

Foto do mascote do cruzeiro com vice presidente da cemig
Crédito das fotos: Cemig Divulgação

Sugestão de legenda: O Cruzeiro Associação passa a ser mais um cliente da Cemig no ambiente de contratação do Mercado Livre de Energia, na modalidade varejista, e conta agora com importante desconto na tarifa, além de receber energia renovável e rastreável por meio de controles próprios e certificada por consultoria especializada. Na foto, Dimas Costa, da Cemig, entrega para o presidente do Cruzeiro Lidson Potsch Associação, o certificado Cemig REC.

Multimídia

Fonte: Dimas Costa, vice-presidente de Comercialização da Cemig

OneDrive.

Marcas Cemig