Cemig substitui lâmpadas de clientes baixa renda na RMBH
Iniciativa busca conscientizar moradores sobre importância do consumo consciente de energia elétrica; beneficiários podem economizar na conta de luz
Com o objetivo de oferecer mais oportunidades de economia e conscientizar a população, a Cemig está realizando milhares de visitas de eficiência energética na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O Cemig nas Comunidades, como é chamado, consiste na substituição de lâmpadas de alto consumo por outras de LED. Mais econômicas, elas proporcionam aos moradores e clientes de baixa renda a redução do desperdício de energia e consequente redução da fatura de energia elétrica.
Neste momento, a iniciativa está concentrada nos municípios de Contagem, Esmeraldas, Santa Luzia e Nova Lima, onde os moradores são beneficiados com a troca gratuita de até cinco lâmpadas. Contudo, de acordo com o analista de sustentabilidade e eficiência energética da Cemig e coordenador do projeto, William Brandão, o ponto central da ação está na disseminação do conhecimento sobre economia de energia e segurança durante a visita.
“Os nossos profissionais mostram aos clientes que dicas simples incorporadas ao dia a dia podem fazer muita diferença no orçamento familiar. A substituição das lâmpadas é uma dessas formas. Mas os moradores também entendem como hábitos conscientes interferem diretamente na fatura de energia elétrica. É o caso daquela velha dica de apagar a luz ao sair do ambiente ou aproveitar a luz do sol durante o dia”, explica Brandão.
As dicas também se estendem a outros equipamentos da casa. De acordo com Brandão, os moradores são orientados a manter a borracha da geladeira em bom estado de conservação, já que, do contrário, há vazamento do ar frio para o ambiente externo. Como resultado, mais energia elétrica é consumida para o resfriamento interno. No caso do chuveiro elétrico, um dos vilões do consumo, a orientação é mantê-lo em posição verão nos dias mais quentes e evitar banhos demorados, sem necessidade.
Além disso, vale ressaltar que as equipes orientam sobre outros serviços, como é o caso da Tarifa Social de Energia Elétrica, voltada aos clientes de baixa renda para que os moradores possam atualizar o cadastro junto à Cemig. Para evitar golpes ou que o projeto Cemig nas Comunidades seja confundido pela população, o coordenador também faz um alerta: “os profissionais sempre estarão uniformizados, com crachá de identificação e em nenhuma hipótese pedirão dados de contas bancárias. O projeto é gratuito e os clientes podem consultar o site para ver o andamento do projeto em cada comunidade”, destaca.
Programa de Eficiência Energética
O Cemig nas Comunidades faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que busca promover o uso sustentável da energia elétrica e melhorias na qualidade de vida dos mineiros.
Desde o início do Programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas (hospitais e escolas, por exemplo) de atendimento à sociedade.
Até o momento, moradores de mais de 745 municípios localizados na área de concessão da Cemig já foram alcançados. Entre 2008 e 2022, o valor investido ultrapassa a ordem de R$ 740 milhões, com uma aproximação da marca de R$ 1 bilhão.
Crédito da foto: Thobias Almeida
Sugestão de legenda: A Cemig está atuando, por meio do Projeto Cemig nas Comunidades, na substituição de lâmpadas de alto consumo por outras de LED em alguns municípios da RMBH, e a ação
tem como ponto central a disseminação do conhecimento sobre economia de energia e segurança durante as visitas