APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig lidera o segmento varejista do Mercado Livre de Energia em 2024

Empresa se destaca como a maior comercializadora em energia fornecida e em número de clientes

19/02/25

A Cemig encerrou 2024 na liderança do segmento varejista do Mercado Livre de Energia, alcançando o volume de 121,7 MWm (megawatts médios) comercializados em dezembro. Os dados foram divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Segundo o órgão, o ano de 2024 registrou 26.834 novas migrações para o Mercado Livre de energia, um recorde que triplicou os resultados de 2023. Com essa migração em massa, a Câmara fechou o ano com 64.493 unidades consumidoras registradas, representando cerca de 39% da demanda nacional por energia.

No primeiro ano em que todos os clientes do Grupo Tarifário A – atendidos em alta e média tensão, puderam a migrar para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), a Cemig, que já líder era no segmento atacadista, consolidou sua liderança no varejista também.

Dimas Costa, vice-presidente de Comercialização da Cemig, destaca a grande experiência da empresa no Mercado Livre de Energia e a diversificação de produtos como fatores chave para o sucesso no segmento varejista. “A Cemig se posiciona como uma parceira estratégica, oferecendo soluções energéticas completas e confiáveis, que atendem às necessidades dos clientes, sempre priorizando segurança, sustentabilidade e inovação”, afirma.

O executivo está confiante na continuidade da liderança da Cemig no segmento varejista, com iniciativas que fortalecem a ação da companhia em todo o território nacional. “Estamos ampliando nossos programas de parcerias, incluindo um programa de pontos que premia indicações de clientes. Outro diferencial da Cemig é o compromisso com a sustentabilidade, oferecendo energia 100% certificada de fontes renováveis, rastreável por meio de certificações nacionais e internacionais”, acrescenta Costa.

 

Sobre o Mercado Livre de Energia

No Mercado Livre de Energia, as negociações são realizadas diretamente entre comercializadoras, geradores e os clientes do Grupo Tarifário A, independentemente do volume de energia consumido.

Desde janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A, conectados à média ou alta tensão, têm a opção de adquirir energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Esse modelo, já consolidado em países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Reino Unido, França, dentre outros, proporciona aos consumidores mais flexibilidade e autonomia na escolha das melhores condições de fornecimento de energia.

Cemig é destaque no Observatório da Transparência

Crédito das fotos: Cemig/Divulgação

 

Marcas Cemig