Cemig lança editais para seleção de projetos nas áreas de esporte e proteção aos idosos Interessados têm até julho de 2022 para pleitear aportes da companhia
Promoção de cidadania, inclusão social, inclusão digital, diversidade, empreendedorismo, geração de renda, saúde e cultura estão entre as características que serão priorizadas na classificação.
A Cemig lançou, na última semana, chamada pública para seleção de projetos aprovados e aptos à captação de recursos via Leis de Incentivo ao Esporte Federal e Estadual e para seleção de projetos voltados à população idosa, devidamente selecionados e aprovados pelos Fundos Municipais ou Estadual do Idoso. Os editais estão disponíveis no site da Cemig , na página de Chamadas Públicas (sendo um edital para seleção de projetos na área do esporte e outro para seleção de projetos voltados à população idosa), e especificam as particularidades a serem atendidas pelos proponentes. Promoção de cidadania, inclusão social, inclusão digital, diversidade, empreendedorismo, geração de renda, saúde e cultura estão entre as características que serão priorizadas na classificação. O prazo para submissão dos projetos vai até 15 de julho de 2022, com quatro datas de corte para inscrição dos projetos, uma em 2021 e três em 2022.
A companhia pretende realizar aportes de até R$ 350 mil por projeto esportivo. Os projetos devem estar direcionados à transformação e ao impacto social duradouros para alcance do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades, assim como a formação para o exercício da cidadania e prática do lazer.
Segundo Cláudio Bianchini, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, a companhia está incrementando sua atuação no setor esportivo, pois acredita que assim gerará impactos positivos nas comunidades onde atua. “Dessa forma, a Cemig reafirma seu compromisso na promoção da cidadania, fomentando o aprendizado e a valorização dos direitos e deveres, da cultura de paz e dos Direitos Humanos”, declara.
Proteção e atendimento à pessoa idosa
A Cemig também pretende destinar recursos para projetos relacionados à proteção e ao atendimento à pessoa idosa, como forma de melhor exercer sua cidadania corporativa. Segundo o diretor, a companhia está comprometida em continuar atuando como um dos mais importantes atores de investimento social no estado de Minas Gerais. “O foco, além do desenvolvimento social e educacional, do fortalecimento do setor cultural e do incremento do setor esportivo, inclui ainda o atendimento a esse público crescente, que muitas vezes se encontra em situação de vulnerabilidade, que são os idosos”, comenta Bianchini.
O objeto da chamada pública revela que a Cemig está atenta ao fato de que a proporção de pessoas da terceira idade vem crescendo rapidamente no país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui hoje mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, número que representa 13% da população do país. E esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, como aponta a Projeção da População do IBGE, atualizada em 2018.
Fonte do áudio: Marina Souza Lucio Oliveira – analista de sustentabilidade empresarial da Cemig.
Arquivo de áudio. Clique aqui para fazer o download.