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 Cemig investirá R$ 70 milhões na substituição de medidores obsoletos em 2025

Modernização dos equipamentos é importante para a transparência do processo de faturamento da companhia

29/01/25

Com o objetivo de medir o consumo de energia com maior exatidão e gerar mais benefícios para seus clientes, a Cemig está modernizando seu parque de medidores em Minas Gerais. Neste ano, a companhia planeja realizar a troca de mais 400 mil equipamentos em todo o estado com um investimento de R$ 70 milhões.

Apenas no ano passado, a companhia substituiu 550 mil equipamentos obsoletos por outros mais modernos, com um investimento de cerca de R$ 66,5 milhões. Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Cemig substituiu 107 mil equipamentos em 2024, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões por parte da companhia.

Neste projeto, desde janeiro de 2021, mais de 2 milhões de unidades foram substituídas pela Cemig em toda a sua área de concessão, que abrange 774 municípios mineiros.

Segundo Marcelo Moreira, engenheiro de Medição e Controle das Perdas da Cemig, todo equipamento tem um tempo de vida útil. Por isso, a Cemig substitui medidores antigos, depreciados ou obsoletos tecnicamente por aparelhos com tecnologia mais recente visando maior exatidão e confiabilidade.

“Entre as principais vantagens é que o novo medidor traz mais segurança na obtenção dos dados e agilidade aos leituristas na coleta de dados para o faturamento correto do consumo daquele imóvel. Para o cliente, o equipamento moderno oferece mais facilidade no acompanhamento do consumo mensal”, explica.

Os equipamentos obsoletos substituídos têm idade superior a 20 anos de uso, e a substituição do medidor é gratuita e, dessa forma, o cliente não precisa desembolsar nenhum valor no processo.

A substituição de medidores obsoletos é uma das ações da Cemig que fazem parte do maior investimento da história da companhia. Entre 2025 e 2029, a empresa destinará R$ 39,2 bilhões em Minas Gerais, sendo R$ 23,2 bilhões no segmento de distribuição de energia.

Dúvidas em relação à visita dos técnicos? Saiba como identificar os profissionais da Cemig

Caso clientes recebam a visita de técnicos da Cemig com o intuito de trocar o medidor de energia instalado, saiba que a ação é legítima e faz parte dos serviços de rotina da empresa. A substituição dos equipamentos está amparada pelo artigo 228 da resolução Aneel 1000/2021, que prevê que a distribuidora “é responsável por instalar, operar, manter e arcar com a responsabilidade técnica e financeira dos medidores e demais equipamentos de medição para fins de faturamento em unidade consumidora e em distribuidora a ela conectada”.

Dessa forma, para que a Cemig possa realizar este trabalho, é importante que o cliente libere o acesso dos técnicos ao medidor em sua residência.

A Cemig alerta que nenhum colaborador da empresa está autorizado a cobrar por esse tipo de serviço ou solicitar qualquer documento ou dados bancários. A empresa recomenda que o morador exija sempre a identificação daqueles que se apresentam em nome da companhia.

Todos os funcionários da Cemig ou de empreiteiras a serviço da companhia usam crachá de identificação e uniforme, além de veículo caracterizado como “A serviço da Cemig”. Também vale destacar que os clientes cujos medidores serão trocados podem entrar em contato com a companhia pelo telefone 116 para confirmar a legitimidade do serviço.

Cemig investe mais de R$ 200 milhões para modernizar parque de medidores de energia

Crédito das fotos: Cemig/Divulgação

Legenda: Apenas no ano passado, a companhia substituiu 550 mil equipamentos obsoletos por outros mais modernos, com um investimento de cerca de R$ 66,5 milhões. Entre os equipamentos substituídos, estão os medidores inteligentes ( foto 2) que possuem algumas especificidades, como o envio de dados relativos ao consumo ou identificação de falta de energia diretamente do equipamento para a Cemig por meio de telemetria

 

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Fonte: Mattheus Vasconcelos Netto, técnico de Medição e Perdas da Distribuição
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