Cemig investe mais de R$ 12 milhões para ampliação de subestação Paracatu 1
A ampliação da instalação vai aumentar a disponibilidade de energia na região
Atenta ao desenvolvimento econômico do Noroeste de Minas Gerais, a Cemig entrega uma importante obra de melhoria do sistema elétrico da Região: a ampliação da subestação (SE) Paracatu 1. Com investimento de R$ 12,1 milhões, a instalação beneficiará toda a população do município, além de reforçar a alimentação de energia para as cidades vizinhas.
O empreendimento engloba a instalação de dois transformadores de 25 MVA de potência, em substituição aos dois de 15 MVA existentes, agregando mais 20 MVA ao sistema elétrico da região. Além disso, a Cemig está substituindo vários equipamentos antigos e aumentando a capacidade de atendimento da subestação com a implantação de novos sistemas de 13,8 kV, agora com a autonomia para maiores cargas.
A Cemig investe para que a população receba energia com mais qualidade e segurança. Investimentos como esse eliminam sobrecargas das demais SEs da região, melhoram a continuidade de energia e reduzem o carregamento da rede.
As novas subestações Cemig possuem operações telecomandadas remotamente via Centro de Operação da Cemig. Incorporada à ampliação de Paracatu 1, foi realizada também a implantação de supervisão, controle e proteção digital. Essa implantação permite aos operadores que realizem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão.
Jean Carlos Cruvinel Menezes, engenheiro da Cemig, reforça que, com essas obras, a Cemig está ampliando e modernizando seu parque de subestações, de forma a atender as demandas de novas cargas e fomentar o crescimento econômico e a geração de empregos em todo o estado. “Esses investimentos mostram o compromisso da empresa com a qualidade da energia que é oferecida aos seus clientes. O Noroeste de Minas tem grande potencial econômico, e essas intervenções vão impactar positivamente na vida de milhares de pessoas”, afirma Jean Carlos.