Cemig disponibiliza helicóptero para auxiliar no restabelecimento de energia no Rio Grande do Sul
Aeronave está auxiliando a distribuidora local em inspeções de rede e transporte de equipes a regiões de difícil acesso
06/05/24
Para colaborar com a população do Rio Grande do Sul e agilizar o restabelecimento de energia na região, a Cemig disponibilizou um helicóptero para ajudar na inspeção de linhas e envio de equipes para áreas de difícil acesso no estado, que está sofrendo o pior evento climático da sua história. De acordo com o Governo gaúcho, mais de 400 mil consumidores estão sem energia elétrica em função das severas chuvas que atingem o estado que, entre outros danos, submergiu parcialmente subestações e redes elétricas.
Na última sexta-feira (3/5), um helicóptero da Cemig partiu de Minas Gerais para auxiliar a distribuidora RGE com um piloto e um técnico de manutenção de aeronaves. O transporte aéreo vai ficar na região por tempo indeterminado e está realizando vários sobrevoos, conforme a necessidade da distribuidora do Rio Grande do Sul.
A operação conjunta entre a Cemig e RGE, empresa que pertence ao grupo CPFL Energia, tem sido coordenada pelo Comitê de Crise montado pela concessionária paulista que atende o RS, para facilitar a comunicação e a tomada de decisões.
O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, destaca que “neste momento tão difícil para a população do Rio Grande do Sul, a Cemig está se solidarizando e disponibilizando este importante recurso para auxiliar no restabelecimento do fornecimento de energia para a região, tão impactada pela ação da chuva”, afirma.
A Cemig tem à disposição dois helicópteros que são utilizados no dia a dia para transportar técnicos e materiais, especialmente em área de difícil acesso, além de inspecionar com mais facilidade o sistema de distribuição. A outra aeronave está em prontidão para realizar atendimentos na sua área de concessão em Minas Gerais.
Reconhecimento
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, enviou um comunicado à Cemig destacando o seu auxílio à RGE.
“Nesse momento, a ajuda da Cemig, com apoio de aeronave especializada para resgate de pessoas isoladas no estado do Rio Grande do Sul, decorrente das chuvas intensas, será de muita relevância, e mostra a união do setor para o enfrentamento de grave crise climática, sem precedentes em nosso país. No âmbito da Sala de Crise criada pela Aneel, por meio da PRT 131/2024, daremos ciência a Diretoria da Agência para eventuais autorizações e reconhecimento de custos que sejam necessários no âmbito da regulação setorial”, destaca.
Crédito do conteúdo multimídia: Cemig Divulgação