Cemig destina recursos para o desenvolvimento de projetos voltados à população idosa em Minas Gerais
Em Belo Horizonte, cerca de R$ 800 mil foram destinados ao Fundo Municipal do Idoso. Valor vai beneficiar duas instituições na cidade
Com o objetivo de fortalecer e ampliar as diferentes ações voltadas para os idosos em Minas Gerais, a Cemig destina, anualmente, recursos para diferentes instituições no estado que desenvolvem projetos de atenção e proteção a essa população. Nesta quarta-feira (31/05), uma solenidade marcou a entrega de cerca de R$ 800 mil ao Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte. O valor será direcionado para duas instituições de atendimento aos idosos, com sede na capital mineira, que se inscreveram e tiveram suas iniciativas selecionadas em edital de chamada pública aberto pela Companhia.
O gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão de Freitas, falou sobre o incentivo dado aos projetos destinados a esse público e destacou a importância desse tipo de iniciativa para o resgate social da população idosa. “O aporte da Companhia em projetos voltados para os idosos no estado busca contribuir para a estruturação e consolidação da rede de apoio que atende essa população. Nos últimos quatro anos, a Cemig destinou mais de 14 milhões de reais para projetos voltados à população idosa, impactando positivamente a vida de mais de 29 mil idosos em Minas Gerais”, ressaltou.
Natália Louredo, secretária-executiva do Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte, órgão responsável pela elaboração das diretrizes da Política Municipal do Idoso, comemorou a destinação dos recursos. “Ficamos muito honrados em saber que, por meio do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte, a gente vê tantos idosos sendo atendidos em iniciativas como essas apresentadas aqui hoje e tantos trabalhos maravilhosos sendo realizados”.
Projetos beneficiados
A Associação Paulo de Tarso é uma das instituições que teve seu projeto selecionado para receber os recursos destinados pela Cemig. A clínica atende pessoas que necessitam de reabilitação, idosos ou adultos com declínio funcional e que precisam de cuidados contínuos e integrados. Com o valor recebido, a instituição vai aprimorar os fluxos internos do hospital, incluindo novas e modernas tecnologias para garantir maior segurança e independência aos pacientes, promovendo bons resultados de recuperação e maior qualidade de vida para todos que utilizam as dependências da clínica.
Será feita a reforma e adequação aos espaços de acesso ao hospital, como rampas e instalação de elevador de acessibilidade, beneficiando mais de 7,5 mil pessoas que passam pela instituição mensalmente. Além das intervenções, equipamentos e outros objetos como maca motorizada, carrinho de refeição e enxoval hospital, por exemplo, serão adquiridos para um melhor atendimento aos idosos.
Segundo a presidente da Rede Paulo de Tarso, Ana Carolina de Souza, “ações como essa são fundamentais para a gente fazer com que a transformação na vida dos nossos pacientes aconteça. Apoiar os nossos projetos com esse aporte é um diferencial para que a gente consiga melhorar o nosso atendimento”.
Já o Grupo Cultural Meninas de Sinhá, outra entidade que receberá o apoio da Cemig, promoverá um intercâmbio cultural com o Grupo Mulheres do Jequitinhonha. Os grupos são potencias nos seus locais de atuação e buscam preservar e incentivar os fazeres tradicionais das mulheres idosas, além de promover oportunidades de geração de renda para essa população.
A presidente do Grupo Cultural Meninas de Sinhá, Maria da Conceição Paulo, também agradeceu a Cemig pelo apoio concedido. “Se não fosse através da ajuda que a Cemig nos dá, nós não poderíamos ter as oportunidades que estamos tendo no nosso projeto agora. Nós temos aulas de bordado, de artesanato, enfim, é um projeto que nos ajuda muito. Somos todas muito gratas por tudo que está nos acontecendo”, ressaltou.
Edital aberto
Os projetos voltados à população idosa, devidamente aprovados nos Fundos Nacional, Estadual ou Municipal do Idoso, podem pleitear destinação de incentivos da Cemig. O edital de chamada pública ainda está disponível para o receber propostas voltadas para esse público.
Somente serão considerados os projetos que tenham sido selecionados pelos respectivos Conselhos Municipal, Estadual ou Nacional do Idoso por processo de chamada pública, conforme previsto na Lei Federal 1.3019, de 31 de julho 2014 (MROSC). Além disso, os projetos devem possuir o certificado válido de autorização para captação concedido pelo respectivo conselho e que estejam aptos a receberem recursos em 2023 e autorizados pelo conselho local como destinatários da doação.
A quantidade de projetos selecionados e o valor a ser repassado a cada um dependerá da avaliação e da classificação de cada proposta nas etapas de seleção previstas no edital. As inscrições estão abertas até as 18 horas do dia 14/07/2023. No entanto, vale destacar que cada projeto poderá ser cadastrado somente uma vez durante toda a vigência do edital.
Dúvidas sobre o edital e o formulário devem ser enviadas para o e-mail: idoso@cemig.com.br. Mais detalhes sobre as inscrições podem ser obtidos no www.cemig.com.br .
Crédito da foto: Cemig Divulgação
Legenda: Representantes da Cemig com integrantes do Conselho Municipal do Idoso, do Grupo Cultural Meninas de Sinhá e da diretoria do Hospital Paulo de Tarso, de Belo Horizonte.