A Cemig publicou, neste mês de junho, o Relatório Anual de Sustentabilidade (RAS) da empresa, referente ao ano de 2020. O relatório, disponível no portal da companhia, foi elaborado com base na metodologia Global Reporting Initiative (GRI) e apresenta informações sobre o desempenho da Cemig no conjunto de suas operações, principalmente considerando fatores que possam contribuir para a sustentabilidade da companhia nas dimensões econômica, social e ambiental.
Para reduzir o consumo de materiais e insumos, o documento possui apenas versão digital com informações de toda a corporação referentes ao período de janeiro a dezembro do ano passado. “O principal objetivo do RAS é contribuir para promover o diálogo transparente da Cemig com as suas partes interessadas. O processo de construção do RAS permite às diferentes áreas da empresa reunir informações e dados que demonstram a evolução da gestão daqueles aspectos, bem como analisar fatos que influenciaram o desempenho da companhia no período”, explica o gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão de Freitas.
O relatório reflete a análise dos impactos causados pelas operações da companhia na sua cadeia de valor, com a identificação das principais fragilidades, pontos de melhoria e melhores práticas, além de análise detalhada das políticas e diretrizes internas da companhia. Essa análise nasce também de um olhar da empresa para fora, de forma a identificar tendências, riscos, ameaças e oportunidades que possam afetar a Cemig.
Para isso, foram analisadas fontes de informação, metodologias internacionais, ratings de sustentabilidade, benchmarking com empresas de referência em sustentabilidade e do setor elétrico e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem estar de todos, proteger o meio ambiente e combater alterações climáticas.
Reflexos da pandemia
No ano de 2020, o maior desafio das empresas foi lidar com a pandemia do novo coronavírus. Adoção de home office, adequação do ambiente de trabalho, reforço de medidas de higiene e segurança, intensificação de campanhas educativas e uma gestão de riscos mais minuciosa foram ações adotadas por grande parte das empresas, desde os pequenos negócios até companhias multinacionais.
Na Cemig não poderia ser diferente. A companhia se adaptou para lidar com a disseminação da Covid-19, reforçando as recomendações de medidas restritivas como estratégia de combate ao vírus, sem perder o foco nem a produtividade. Esta edição do RAS resgata ações tomadas pela Cemig para enfrentar a pandemia e detalha medidas governamentais implementadas no setor elétrico para enfrentamento da crise. Neste sentido, destacam-se no relatório itens como a criação da Conta-Covid, destinada à cobertura dos déficits ou antecipação de receitas, relativas às concessionárias de distribuição de energia, que são a base do fluxo financeiro do setor elétrico, e criação, por parte da Cemig, do Comitê Diretor de Gestão da Crise do Coronavírus, com o objetivo de garantir maior agilidade na tomada de decisões em um cenário tão complexo.
“Conforme descrito no Relatório, o ano de 2020 ficará marcado pela sua singularidade, em que a sociedade teve que lidar com os efeitos de uma pandemia de impacto mundial, com reflexos significativos na vida das pessoas e impacto relevante no ambiente econômico e social. As economias mundiais vêm se esforçando no desenvolvimento de medidas para redução dos efeitos da crise causada pela pandemia e a Cemig também precisou se adaptar para enfrentar este momento. Nesse ambiente desafiador, a Cemig mais uma vez provou sua resiliência e a sustentabilidade das suas operações”, comenta Adiéliton. “Em linha com as recomendações para manutenção do distanciamento social, a companhia implementou um plano de contingência operacional e uma série de medidas preventivas para manter a saúde e segurança da sua força de trabalho, que são detalhadas nesta edição do RAS”, completa o gerente.