Simulados de Emergência
Saiba aqui todas as informações necessárias para sua participação no exercício simulado de evacuação da Usina de Cajuru.
Confira a programação dos simulados de evacuação
Entre os dias 16 e 17 de dezembro, serão realizados exercícios restritos de evacuação, em parceria com a Defesa Civil, em alguns pontos de encontro localizados nos municípios de Itutinga-MG e Nazareno-MG. O agendamento destes exercícios está sendo feito pela empresa HidroBR diretamente com os moradores. Participe, pois isso pode salvar sua vida em caso de um acidente com a barragem.
Já no dia 18 de dezembro, em parceria com a Defesa Civil, vamos fazer um grande evento simulado de evacuação em treze pontos de encontro localizados em Itutinga-MG e Nazareno-MG. A partir das dez horas e 30 minutos da manhã, quando ouvir o sinal sonoro das sirenes, siga a sinalização de rotas de fuga até o ponto de encontro mais próximo.
Participam desse simulado, a população situada nas (ZAS) Zonas de Autossalvamento situadas a jusante (zona situada após a queda d’água da barragem) dos municípios de Itutinga – MG e Nazareno – MG
Veja no mapa as regiões situadas na ZAS das Usinas hidrelétricas de Camargos e Itutinga.
O exercício simulado, serve como medida preventiva de autossalvamento em caso de uma emergência com a barragem. Pela proximidade da barragem e tempo de chegada da inundação, é recomendado que a pessoa abandone sua residência imediatamente e siga para uma rota de fuga previamente sinalizada. Leve animais de estimação, desde que não represente risco para sua segurança e dos demais participantes. Além disso é recomendado a guarda de documentos em local de fácil acesso para uma coleta rápida e que não comprometa o seu salvamento.
O cadastro prévio da população, serviu para que a Defesa Civil tenha já mapeado o salvamento de pessoas com mobilidade reduzida, que serão prioridade de salvamento em caso de uma emergência, mas aconselhamos que a comunidade esteja também preparada para ajudar na evacuação dessas pessoas.
Sirenes
Este será o primeiro simulado da Cemig com a utilização de sirenes, que são equipamentos de alerta sonoro instalados em pontos estratégicos da ZAS, para que toda a região possua cobertura sonoro de alerta. Na ZAS das Usinas hidrelétricas de Camargos e Itutinga foram instaladas um total de oito torres de sirenes. Nesta primeira quinzena de dezembro os equipamentos estão sendo testados na região de Itutinga – MG e Nazareno – MG, portanto se ouvir algum sinal de alerta, não se preocupe, são os testes prévios ao simulado de evacuação que será realizado no dia 18/12/2024.
Em caso de emergência, o toque da sirene seguirá de uma mensagem clara para a evacuação. Os equipamentos são mais uma iniciativa da Cemig para a proteção da população.
Na Cemig, trabalhamos todos os dias para garantir a segurança na área de influência da barragem da Usina Hidrelétrica de Salto Grande.
Para isso, é importante que você também saiba como agir caso uma emergência aconteça.
Entre os dias 04 e 08 de novembro, serão realizados exercícios individuais de evacuação nos pontos de encontro localizados no município de Joanésia-MG. O agendamento destes exercícios está sendo feito pela empresa HidroBR diretamente com os moradores. Participe pois isso pode salvar sua vida em caso de um acidente com a barragem.
No dia 09 de novembro, sábado, em parceria com a Defesa Civil, vamos fazer um grande evento simulado de evacuação para o ponto de encontro da Comunidade da Ponte em Braúnas.
A partir das dez horas da manhã, somente quando ouvir o sinal sonoro reproduzido pelo DIN, instalado em sua residência, ou pela sirene móvel, siga a sinalização de rotas de fuga até o ponto de encontro mais próximo.
Mantenha sempre o DIN ligado na tomada, pois ele será a principal ferramenta de aviso sonoro para o início do simulado de evacuação ou em caso de uma emergência real.
Participam desse simulado, a população situada nas (ZAS) Zonas de Autossalvamento localizadas a jusante (zona situada após a queda d’água da barragem) do município de Braúnas – MG.
Veja no mapa as regiões situadas nas ZAS da Usina hidrelétrica de Salto Grande.
Crédito da imagem: Cemig Divulgação/Clique na imagem para ampliá-la.
O exercício simulado, serve como medida preventiva de autossalvamento em caso de uma emergência com a barragem. Pela proximidade da barragem e tempo de chegada da inundação, é recomendado que a pessoa abandone sua residência imediatamente e siga pela rota de fuga previamente sinalizada até o ponto de encontro. Leve animais de estimação, desde que não represente risco para sua segurança e dos demais participantes. Além disso é recomendado a guarda de documentos em local de fácil acesso para uma coleta rápida e que não comprometa o seu salvamento.
O cadastro prévio da população, serviu para que a Defesa Civil tenha já o mapeamento a de pessoas com mobilidade reduzida, que serão prioridade de salvamento em caso de uma emergência, mas aconselhamos que a comunidade esteja também preparada para ajudar na evacuação dessas pessoas.
O dispositivo de Notificação Individual, o DIN, é um pequeno aparelho que avisa, por meio de um sinal sonoro e visual, se houver algum risco de enchentes em áreas próximas às barragens da Cemig.
Crédito da imagem: Cemig Divulgação
O DIN funciona como um alarme, ligado às informações das barragens e da rede de monitoramento da CEMIG, e partir do aumento das chuvas e risco de cheia do leito do rio, com alagamento do local onde o DIN foi instalado, avisa ao morador para que deixe sua residência e tome as ações necessárias. O DIN é uma ferramenta de comunicação importante da Defesa Civil local junto aos habitantes de seu município.
A Cemig fez a distribuição gratuita para a população da área ZAS e pede que a população sempre mantenha o dispositivo ligado na tomada.
Tire as suas dúvidas sobre o simulado
É muito importante a participação nos exercícios simulados de evacuação das barragens da Cemig, ele pode salvar sua vida.
Se ainda tiver dúvidas preencha o nosso formulário.
Outro dispositivo que poderá ajudar a salvar a sua vida é o aplicativo PROX.
O PROX é um meio de comunicação com fontes confiáveis, para que a população conheça os seus riscos, saibam como e quando agir durante situações críticas. Para as usinas Cemig, é possível acompanhar as informações dos reservatórios e pontos de monitoramento nos rios do entorno. É possível verificar, como por exemplo, o quanto de água que entra no reservatório e o quanto que sai, sempre atualizadas em tempo real.
Crédito da imagem: Cemig Divulgação
De acordo com a sua posição geográfica, o usuário descobre se está em uma zona de risco e quais são os riscos que está sujeito. Além do PROX ter um caráter preventivo e educativo, em uma emergência ele funciona como uma poderosa ferramenta de comunicação e salvamento de vidas.
Na ferramenta, o PROX disponibiliza a visualização e impressão de mapas em diferentes escalas e tipos, tais como foto de satélite, guia de ruas e mapa de terreno, além do envio de mensagens e alertas em diferentes níveis para áreas e populações selecionadas.
Para o exercício simulado o PROX também emitirá um alerta de evacuação.
Quer conhecer mais sobre o PROX e fazer parte desta iniciativa?
Acesse segurancaprox.com.br.
Baixe o aplicativo e permita que ele te envie alertas de risco.
O PROX pode salvar a sua vida.
Telefones úteis:
Defesa Civil – 199
Polícia Militar – 190
Corpo de Bombeiros – 193
SAMU – 192
Cemig – 116
Conheça os simulados realizados em 2024: