UHE Theodomiro Carneiro Santiago (EMBORCAÇÃO)
PACUERA UHE TCS
PACUERA UHE EMBORCAÇÃO
Reservatório Artificial
Usina Hidrelétrica Cemig
PACUERA THEODOMIRO CARNEIRO SANTIAGO (EMBORCAÇÃO)
Crédito: Cemig
Localização do reservatório: Catalão, Davinópolis, Ouvidor e Três Ranchos (Goiás); Abadia dos Dourados, Araguari, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara e Monte Carmelo (Minas Gerais).
O Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (PACUERA) da UHE Theodomiro Carneiro Santiago, também conhecida pelo nome de Emborcação, abrange parcela de terras dos 11 municípios do entorno de seu reservatório, localizado no rio Paranaíba, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás.
Este Plano foi elaborado pela Cemig e submetido para análise e aprovação do IBAMA, órgão federal responsável pelo licenciamento ambiental desta usina. A aprovação do documento ocorreu em setembro de 2022 e foi precedida de etapa de consultas públicas, com a participação da população do entorno do reservatório.
O Programa de Gerenciamento Participativo prevê a formação de um Comitê Gestor do entorno do reservatório, no qual há membros representantes da CEMIG, das administrações municipais, das comunidades ribeirinhas e da sociedade civil. Este comitê promove reuniões periódicas para a discussão de temas importantes à gestão compartilhada do reservatório e de seu entorno, fomentando o desenvolvimento de ações e projetos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região.
O Comitê Gestor foi formado em 2023 e dividido em três núcleos territoriais. Se quiser entrar em contato com os núcleos e conhecer mais sobre as ações em desenvolvimento, basta enviar e-mail para:
Núcleo I (Catalão, Davinópolis, Ouvidor e Três Ranchos): pgptcs.nucleoi@gmail.com
Núcleo II (Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul e Grupiara): pgptcs.nucleoii@gmail.com
Núcleo III (Douradoquara, Abadia dos Dourados e Monte Carmelo): pgptcs.nucleoiii@gmail.com
Próximas reuniões ordinárias do Comitê Gestor
Núcleo I: Maio/2025
Núcleo II: Maio/2025
Núcleo III: Maio/2025
Acesse aqui o PACUERA da UHE Theodomiro Carneiro Santiago.
Nesta cartilha informativa é possível acessar informações sobre as áreas de propriedade da Cemig e as orientações sobre construções no entorno do reservatório.
SOFTWARE INTERATIVO DO ZONEAMENTO AMBIENTAL DO PACUERA DA UHE THEODOMIRO CARNEIRO SANTIAGO
Para facilitar o uso e aplicação do PACUERA para a região do entorno do reservatório da UHE TCS, a CEMIG criou um software interativo, de livre e gratuito acesso, com o zoneamento desta região.
Neste software, o usuário interessado poderá acessar e buscar a identificação e descrição da zona em que se encontra qualquer localidade dentro da área de entorno, incluindo também o espelho d’água do reservatório. Navegue e descubra mais:
Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais: Pacuera – Emborcação.
Confira abaixo mais conteúdos informativos sobre a UHE Theodomiro Carneiro Santiago
Acesse ao texto sobre os Usos múltiplos do reservatório para lazer e geração de renda e operação Informativo uso de recursos hídricos.
Acesse o Manual de Usos Múltiplos do Reservatório em Manual usos múltiplos.
APLICATIVO PROX
Para garantir que todos possam acompanhar de perto a situação dos reservatórios, a Cemig compartilha em tempo real a situação em seu Aplicativo Prox, disponível para Android e iOS. Baixe o app ou acesse no site da Cemig e fique por dentro de como está funcionando a usina. Para mais informações sobre como utilizar, acesse o link PROX.
INFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Sobre Áreas de Preservação Permanentes e a importância da preservação de matas ciliares
Recuperação de nascentes e reserva legal
Entenda como a mata ciliar protege os rios
Benefícios da cobertura em matas ciliares
Resíduos Sólidos
Coleta seletiva para preservação dos recursos hídricos
Incêndios florestais e queimadas
Desafios e soluções para a prevenção de incêndios florestais e queimadas no Brasil
Para obter mais informações sobre a UHE Theodomiro Carneiro Santiago, o PACUERA e os Comitês de Gerenciamento Participativo acesse os Boletins Informativos elaborados no Programa de Comunicação Social: