UHE Irapé
PACUERA UHE Irapé
Reservatório Artificial
Usina Hidrelétrica Cemig
PACUERA IRAPÉ
Crédito da imagem: Cemig
Localização do reservatório: Cristália, Berilo, Botumirim, Grão Mogol, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Turmalina (Minas Gerais)
Mediante aprovação do Plano Ambiental de Uso e Conservação do Entorno de Reservatório Artificial – PACUERA, realizou-se a publicização do documento para o público-alvo dos municípios de Berilo e Grão Mogol em 2023. O Programa de Gerenciamento Participativo foi iniciado nesse mesmo ano com a formação do Comitê de Gerenciamento Participativo da UHE Irapé – contando com a representatividade dos sete municípios de entorno do reservatório – e aprovação do regimento interno pelos membros do Comitê.
Este Comitê se reúne periodicamente para propor e executar ações na área do entorno da UHE Irapé com o objetivo de realizar uma gestão efetiva dos zoneamentos ambientais propostos no Pacuera de modo a promover a utilização sustentável do território.
Se quiser entrar em contato com o Comitê Gestor da UHE Irapé e conhecer mais sobre as ações em desenvolvimento, basta enviar e-mail para: pgpirape@gmail.com.
Próximas reuniões ordinárias do Comitê Gestor:
Maio/2025
Novembro/2025
Saiba mais sobre o PACUERA e os zoneamentos propostos em PACUERA UHE Irapé.
APLICATIVO PROX
Para garantir que todos possam acompanhar de perto a situação dos reservatórios, a Cemig compartilha em tempo real a situação em seu Aplicativo Prox, disponível para Android e iOS. Baixe o app ou acesse no site da Cemig e fique por dentro de como está funcionando a usina. Para mais informações sobre como utilizar, acesse o link PROX.
INFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Sobre Áreas de Preservação Permanentes e a importância da preservação de matas ciliares
Recuperação de nascentes e reserva legal
Entenda como a mata ciliar protege os rios
Benefícios da cobertura em matas ciliares
Resíduos Sólidos
Coleta seletiva para preservação dos recursos hídricos
Incêndios florestais e queimadas
Desafios e soluções para a prevenção de incêndios florestais e queimadas no Brasil