APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Após modernizar mais de 100 mil pontos de iluminação pública em 410 municípios mineiros, Cemig amplia Minas LED

Com o objetivo de impulsionar a modernização do parque de iluminação pública de Minas Gerais, a Cemig substituiu mais de 130 mil luminárias antigas e de alto consumo energético por outras de LED. A primeira fase do projeto Minas LED, como é conhecido, foi finalizado em maio de 2024, beneficiando 410 municípios com a nova iluminação.

Para ampliar os benefícios e acelerar a adoção de tecnologias mais sustentáveis, uma nova etapa contemplará a substituição de novos 219 mil pontos de iluminação pública, em mais de 500 municípios da área de concessão da companhia. Estão previstos investimentos de cerca de R$ 140 milhões para a segunda fase do projeto.

Como a prefeitura pode participar? 

As prefeituras interessadas em tornar suas vias mais sustentáveis por meio do Minas LED devem preencher um formulário (disponível clicando aqui) e assinar o Acordo de Cooperação Técnica, que determina as responsabilidades da Cemig e dos municípios. É importante esclarecer que a Cemig garantirá a compra de todos os equipamentos que serão substituídos, prezando pela qualidade, e a execução dos serviços de troca por meio de empresas terceiras contratadas e fará o descarte ambientalmente correto dos materiais.

Os municípios, portanto, devem se atentar às obrigações que se dividem entre a disponibilização de um representante que acompanhará as atividades da contratada e  o acionamento de garantias do serviço da empresa executora e a posterior manutenção dos pontos de iluminação pública.

Para acessar a íntegra do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) basta clicar aqui.

O que a população ganha com a nova iluminação com lâmpadas LED:

Mais segurança para as pessoas: ruas mais iluminadas melhoram a sensação de segurança e ajudam na inibição de crimes, além de incentivar o lazer e o comércio de rua.

Mais segurança no trânsito: a modernização de mais de 130 mil pontos de iluminação pública em todo o estado contribui para a redução das chamadas faixas de “zebramento” no asfalto, que impactam na visão dos motoristas devido às malhas mais claras ou escuras no trajeto. A redução de acidentes no trânsito é um dos benefícios da mudança de iluminação nas rodovias mineiras.

Mais sustentabilidade: a iluminação de LED nos pontos de iluminação pública apresenta um desempenho superior quando comparado às luminárias halógenas e de vapor de mercúrio e sódio. As luminárias antigas continham materiais altamente poluentes, como é o caso do vapor de mercúrio e sódio. Com o Minas Led, esse material foi devidamente substituído e enviado à correta reciclagem.

Redução de custos e desperdício: a iluminação de LED é reconhecida pela eficiência e durabilidade. Isso significa que essas luminárias conseguem iluminar gastando menos energia do que outras tecnologias obsoletas. Com a mudança da iluminação, os municípios agora terão uma redução significativa nos custos com o parque de iluminação pública e com a manutenção das luminárias.

CEMIG APOIA MUNICÍPIOS NA MODERNIZAÇÃO DO PARQUE DE IP

De acordo com a legislação, a iluminação pública é de responsabilidade das prefeituras. Por isso, a Cemig estabeleceu uma parceria com os municípios para a substituição dos pontos. O projeto mostrou-se um sucesso, com a aderência de mais de 400 municípios.

Para a Cemig, o Minas LED é, ainda, um avanço na missão de fortalecer e viabilizar iniciativas que contribuem para o uso seguro e sustentável da energia. Na companhia, esse é o papel desempenhado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE), também responsável pelo Minas Led. Regulado pelo Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, o PEE atua em diversos segmentos e promove a substituição de equipamentos, como é o caso das luminárias, e na conscientização dos clientes sobre formas de economizar no dia a dia e contribuir para a preservação do meio ambiente.

REVISTA MINAS LED

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas LED, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig lançou a Revista Minas LED.

Além de matérias sobre vários aspectos relacionados à cidades e benefícios da iluminação pública, a Revista traz um Manual Técnico Orientativo, direcionado ao público acima citado.

Faça o download da versão digital da Revista aqui!

CONFIRA AS INFORMAÇÕES ABAIXO:

Para consultar se o seu município está entre os beneficiados, basta clicar aqui.  A planilha está por ordem alfabética para facilitar o seu acesso.

A Cemig disponibilizou a cerca de 600 municípios a possibilidade de uma parceria para a substituição dos pontos de iluminação pública.

Entre os principais critérios estabelecidos estava a potências das lâmpadas. Na primeira fase, foram priorizados os municípios com luminárias com potências maiores do que 250W.

Em termos práticos, isso representa que a companhia consultou o parque de iluminação pública dos municípios da sua área de concessão para entender quais deles teriam mais chances de reduzir o desperdício de energia elétrica.

Na nova fase, serão priorizadas 100% dos pontos acima de 250W e 100% dos pontos com potência acima de 125W.

A Cemig é responsável por adquirir e substituir as luminárias e realizar todos os estudos e gestão técnica do projeto, pensando em levar qualidade para os municípios e cidadãos.

A empresa também encaminha os equipamentos antigos para o descarte ambientalmente correto.

Por fim, a Cemig também prestará contas do projeto perante à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Não foi necessária nenhuma contrapartida financeira, e os recursos investidos são oriundos do Programa de Eficiência Energética da Cemig. Entretanto, as prefeituras apoiaram a Cemig em todas as etapas de implantação do projeto conforme critérios e cronograma definidos no plano de trabalho e termo de cooperação assinados com a Cemig.

Para cada prefeitura, foi proposto um cronograma e um plano de trabalho. O projeto foi realizado de forma não simultânea em todos os municípios, mas todos foram atendidos até maio de 2024.

Na nova fase do projeto, as substituições ocorrerão a partir do 1º semestre de 2025 e se estenderão até o 2º semestre de 2026. Em breve, as prefeituras serão comunicadas sobre os próximos passos.

Não. Os municípios continuarão responsáveis pela manutenção da Iluminação Pública. Após o fim das substituições, os municípios também serão responsáveis por acionar as garantias, quando necessário, das luminárias de LED instaladas pela Cemig.