APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Educação Ambiental

Educação Ambiental

A ampliação do conhecimento e divulgação de boas práticas ambientais tem sido um dos pilares da atuação da Cemig perante a sociedade e seus colaboradores. O importante papel da empresa na conservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos, além da gestão de resíduos, é exercido por meio de programas de monitoramento, de salvamento e resgate, de recuperação de áreas e recomposição vegetal, contando também com inúmeros projetos de Pesquisa e Desenvolvimento conduzidos em parceria com instituições públicas e privadas. O propósito essencial de todas essas atividades é construir estratégias efetivas para a evitar, reduzir, mitigar ou compensar danos ao meio ambiente inerentes a qualquer processo produtivo, como é o caso da geração, transmissão e distribuição de energia.

Contudo, os resultados das pesquisas e estudos desenvolvidos pela Cemig não alcançam seus objetivos sem a participação da sociedade e dos colaboradores da empresa na conscientização e responsabilização individual e coletiva sobre os cuidados com o meio ambiente. A educação ambiental é ponto primordial na aplicação prática do conhecimento e na troca de experiências, culminando no engajamento coletivo e na construção de uma sociedade ambientalmente mais sustentável e disseminadora de boas práticas.

A Cemig promove ações contínuas de educação ambiental relacionadas a temas como recursos hídricos (consumo de água, poluição, cuidados com nascentes), animais (aquáticos e terrestres) e sua importância na manutenção da vegetação nativa, resíduos domésticos e industriais, áreas de preservação permanente, cultivos agrícolas sustentáveis, economia de energia, uso racional dos recursos naturais, dentre outros. O aprendizado se faz por meio de capacitações, palestras, plantios de mudas de espécies nativas, desenvolvimento de projetos sustentáveis, distribuição de materiais gráficos, visitas a ambientes preservados, compreensão do processo de geração de energia percorrendo as instalações de usinas hidrelétricas, peças de teatro, jogos e dinâmicas.

O alcance dessas atividades vai muito além do ambiente escolar, atendendo produtores rurais, associações, moradores ribeirinhos, comunidades próximas a usinas hidrelétricas e todos os potenciais consumidores de energia elétrica. A empresa também reforça seu compromisso com o meio ambiente envolvendo os seus colaboradores na educação ambiental, inclusive com a implantação, do Ecociente, o Programa de Educação Ambiental Corporativo da Cemig.

 

Novo Programa Ambiental da Cemig

O Ecociente visa ampliar o conhecimento sobre temas ambientais levando a educação ambiental para todo o contexto corporativo e fora dele, por meio de 4 programas com diferentes vertentes teóricas e práticas: Programa Conecta+, Programa Integração, Programa Cada Encontro um Encanto e Programa Impulsiona. O objetivo é executar atividades inter, multi e transdisciplinares, proporcionando a compreensão dos valores socioambientais do desenvolvimento sustentável e da agenda de sustentabilidade adotada pela Companhia.

A concepção do programa nasceu da interseção entre as atividades de educação ambiental e o feedback dos stakeholders e colaboradores da Cemig, baseado em temas críticos emergentes identificados durante o processo de consulta aberta. O EcoCiente está alinhado ao compromisso estratégico da Cemig em temas ESG (ambientais, sociais e de governança) sendo que a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi incorporada na metodologia proposta, contribuindo para as metas globais de sustentabilidade.

A convergência com os aspectos ambientais dos processos e serviços da Cemig é outro ponto-chave, assegurando que as práticas adotadas sejam ambientalmente responsáveis em todos os níveis da empresa. Desde a capacitação dos colaboradores até a sensibilização dos stakeholders, o programa se propõe a ser um motor de mudança cultural, capacitando todos os envolvidos a abraçarem a sustentabilidade. O lançamento do EcoCiente é um marco significativo no compromisso da Cemig com a educação ambiental e a sustentabilidade, criando uma rede de cidadãos multiplicadores engajados em promover a cultura de preservação ambiental em suas comunidades e pavimentando o caminho para um futuro mais verde.


Crédito: Cemig Divulgação

 

Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento

O P&D 598 “Metodologia para Avaliação, Monitoramento e Controle da Efetividade de Programas e Ações Ambientais decorrentes do licenciamento ambiental de projetos de geração hidrelétrica” objetivou desenvolver uma ferramenta que permita a avaliação, o monitoramento e o controle do desempenho dos programas socioambientais implementados pelas empresas geradoras de energia elétrica no Brasil, apresentando também diretrizes e ações para aumento da eficácia e efetividade dos seus programas socioambientais. 

A presente pesquisa desenvolveu uma metodologia de avaliação da eficácia e da efetividade de programas e projetos socioambientais de empreendimentos do setor elétrico, baseada em sistemas de indicadores e na construção de índices de eficácia e efetividade. Ao longo do processo, verificou-se que havia muito espaço para aprimoramento desses programas e projetos, o que sugeria a necessidade de elaboração de um conjunto de orientações técnicas, reunidas em um Guia de Recomendações para Elaboração de Programas e Projetos Socioambientais, voltado para as empresas do setor elétrico brasileiro.  

Teve como principal produto, a obra Medindo a Eficácia e a Efetividade de Programas Socioambientais de Usinas Hidrelétricas

que foi amplamente distribuída entre a comunidade acadêmica, empresas de setor elétrico, órgãos ambientais e demais interessados e segue sendo utilizado amplamente como referência bibliográfica. 

Os resultados provenientes desse Projeto auxiliam na elevação da qualidade de programas e projetos socioambientais e, principalmente, viabilizando a necessária avaliação da eficácia e efetividade destes programas.  

 

Em 2018, a Cemig, com o suporte técnico-social da CDM Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, implementou o Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento – Desenvolvendo Pessoas e Ferramentas Sociais (P&D GT0622). 

 O P&D que foi finalizado em 2022, teve como objetivo conhecer e intervir junto às famílias que foram deslocadas e reassentadas em consequência da implantação da Usina de Irapé, oferecendo, dessa forma, subsídios para a gestão, pela empresa responsável, dos impactos provocados por grandes empreendimentos deslocadores de população, em conjunto com as pessoas impactadas, tanto com relação à melhoria da condição de subsistência das famílias em suas propriedades, quanto no fomento de iniciativas empreendedoras desenvolvidas por elas nas localidades de destino. O projeto contou com a publicação de quatro obras, que foram amplamente distribuídas entre a comunidade acadêmica, empresas de setor elétrico, órgãos ambientais e demais interessados e seguem sendo utilizadas amplamente como referência bibliográfica: 

 

O “Manual de Reativação Econômica” foi um dos principais produtos deste P&D e oferece referências e hipóteses científicas​ –​ bem como atividades efetivas e validadas por meio de pesquisas​ –​ que contribuam para minimizar os impactos sociais gerados aos territórios e às pessoas em função da implantação de empreendimentos que demandam realocação ​de populações ​do seu lugar de origem.  

O estabelecimento de diretrizes em curto, médio e longo prazos, fundamentadas técnica e socialmente ​em conjunto ​com essas famílias, orientam o desenvolvimento de negócios, a ampliação de rendas e a reativação da economia local, fatores que favorecem a subsistência das famílias que usufruem dos produtos de suas propriedades, e a sobrevivência com autonomia, trabalhando dentro da perspectiva de emancipação das famílias por meio do fortalecimento do seu protagonismo.  Além disso, ele registra a trajetória, a análise, as hipóteses e as ações implementadas pela Companhia de Energia de Minas Gerais – Cemig, e premissas-chave que possibilitam a compreensão e a dimensão desse tipo de intervenção.  

Ressalta-se que os resultados obtidos durante esse Projeto de Pesquisa, contribuem sobremaneira com o desenvolvimento de pessoas e ferramentas sociais, principalmente no que tange a empreendimento hidroelétricos.