UHE Irapé realiza reflorestamento em áreas de recuperação ambiental
Essa ação atende às Condicionantes da Licença de Operação (LO) nº 1652/2022
A UHE Irapé, em atendimento às Condicionantes da Licença de Operação (LO) nº 1652/2022 e ao Parecer Técnico do Biótico, emitido no processo de renovação da licença ambiental conduzido pelo IBAMA, realiza plantios de espécies de mudas nativas em áreas em recuperação ambiental.
O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é executado desde o início das atividades operacionais do empreendimento e tem como objetivo monitorar a situação atual referente à recuperação das áreas degradadas nas áreas de exploração utilizadas na construção da UHE Irapé. Com a elaboração de um novo Termo de Referência protocolado junto ao Ibama, o programa tornou-se mais robusto, contemplando uma lista extensiva de ações e indicadores pertinentes para um devido acompanhamento.
Nas dez áreas utilizadas para a construção do empreendimento, são executadas ininterruptamente atividades de manutenção como coroamento de mudas, manutenção de cercas, adubação de cobertura, aceiros, controle de formigas, limpeza e manutenção de canaletas de drenagem.
Visando acelerar o processo de regeneração natural dessas áreas, foi iniciado um novo ciclo de reflorestamento. Ao todo, será trabalhada, escalonadamente, uma área de aproximadamente 90 ha, distribuída em áreas prioritárias para a recomposição, utilizando diferentes técnicas de plantio, acopladas a medidas de atração de fauna. Com essas medidas, espera-se que, entre um curto e médio espaço de tempo, as áreas sejam reconhecidamente declaradas como recuperadas.
A realização deste programa é uma medida exigida no licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, conforme disposto na Instrução Normativa nº 02, de 27 de março de 2012.