UHE Irapé inicia as atividades do Programa de Educação Ambiental do ano de 2024
23/02/24
Ocorreu, no dia 22 de fevereiro, por meio de plataforma virtual, reuniões com representantes dos municípios de Cristália e Leme do Prado, dando início às atividades constantes no calendário do Programa de Educação Ambiental (PEA) do ano de 2024 da UHE Irapé.
A Agenda comum, nome pelo qual o evento é conhecido, é uma das várias ações previstas dentro do (PEA), as quais buscam envolver e buscar parcerias junto às instituições locais para um planejamento integrado das ações socioambientais municipais. Os encontros proporcionam a criação de espaços que possam reunir as lideranças, a fim de traçarem as ações e, junto com a gestão da usina, conseguirem o envolvimento de todos no processo de melhoria dos problemas locais identificados.
A importância do encontro é relevante, uma vez que este é o momento fundamental para o alinhamento, discussão sobre os principais problemas socioambientais vivenciados nas localidades e as principais formas de mitigá-los. A partir dessa reunião, ações como capacitações da comunidade, atividades lúdicas com alunos e professores das escolas da região, visitas guiadas à usina e elaboração de projetos ambientais são definidas, atingindo um público-alvo bastante abrangente. Ressalta-se ainda que a Cemig atua como parceira dos municípios, uma vez que as necessidades são apontadas pelos próprios participantes, sem interferência da equipe técnica ambiental, sendo um momento de efetiva participação social.
O PEA trabalha anualmente com dois municípios da área de influência direta e indireta do empreendimento, tendo as atividades desenvolvidas ao longo de dois anos consecutivos. Terminado este ciclo, abre-se uma janela de oportunidade para os demais. Ao todo, são sete municípios que possuem esse vínculo com a usina: Berilo, Botumirim, Cristália, Grão Mogol, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado e Turmalina. Em 2024, Cristália inicia o primeiro ano de atividades, ao passo que Leme do Prado, representada pela Comunidade de Porto Corís, dá continuidade às ações executadas no ano anterior.
A realização do PEA é uma medida exigida no licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, estando aderente às Políticas Nacionais de Educação Ambiental, elemento chave na gestão ambiental e em consonância com a busca por um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável.