UHE Irapé realiza ações de conservação da fauna aquática do rio Jequitinhonha
A Cemig apresenta ao Ibama um plano de ação para determinar manobras passíveis de manejo da ictiofauna e estabelecer os procedimentos necessários para a realização dessas atividades com o objetivo de diminuir os impactos ambientais.
A Cemig apresenta ao Ibama o Programa de Resgate e Manejo de Peixes. O objetivo principal do programa é determinar as manobras passíveis de manejo da ictiofauna e estabelecer os procedimentos necessários para a realização dessas atividades, possibilitando maior segurança ambiental para a fauna de peixes da área de influência direta do empreendimento, especialmente a jusante do barramento na Usina Hidrelétrica Irapé.
A operacionalização segue uma série de etapas sequenciais a serem cumpridas, iniciando-se com a Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (ABIO). Essa anuência é concedida para autorizar a coleta de material biológico, captura ou marcação de animais silvestres in situ e o transporte de material biológico para a realização de estudos ambientais que subsidiam o processo de licenciamento ambiental. Concluída esta fase, sequencialmente, são realizadas reuniões de planejamento das atividades, envolvendo as equipes de manutenção, operação e meio ambiente, definindo todos os procedimentos a serem seguidos e os órgãos que deverão ser envolvidos até o término do processo.
Cumprimento Regulatório
A realização do Programa de Resgate e Manejo de Peixes é uma medida de mitigação exigida no licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, conforme disposto na Instrução Normativa nº 02, de 27 de março de 2012.
Cuidado com o meio ambiente: A execução do programa é uma importante ferramenta para reduzir o risco de acidentes com a fauna de peixes do Rio Jequitinhonha e assegurar maior segurança ambiental nas manobras e procedimentos executados na usina..