UHE Irapé elabora cartilhas educativas
As cartilhas educativas são uma importante ferramenta empregada no processo complementar de disseminação do conhecimento e conscientização das pessoas
24/04/24
A UHE Irapé, em cumprimento aos compromissos estabelecidos na Licença de Operação nº 1652 e pareceres técnicos correlatos, visando dar maior efetividade às suas ações de cunho socioambiental, elaborou uma cartilha educativa com registros e informações sobre a fauna local, especialmente as reconhecidamente classificadas como ameaçadas de extinção.
Os programas ambientais desenvolvidos pelo empreendimento possuem uma grande interface, sendo comuns ações que se desenvolvam concomitantemente em distintas esferas. Nesse sentido, o programa de fauna foi criado com o objetivo principal de monitorar a ocorrência de espécies ameaçadas, endêmicas e raras existentes na área de influência do empreendimento, incluindo a região da RPPN Fartura, unidade de conservação de uso sustentável situada no município de Aricanduva, pertencente à Cemig. Como subprograma, foi proposta uma linha de ação que contempla o aspecto de interação entre a biodiversidade e a sociedade, tendo como objetivos a mitigação dos impactos ocasionados pelos conflitos identificados com a fauna local e a realização de campanhas educativas para a divulgação da importância da conservação das espécies-foco.
As cartilhas educativas são reconhecidas como uma importante ferramenta empregada no processo complementar de disseminação do conhecimento e conscientização das pessoas. A criação de uma cartilha com informações corretas sobre como proceder em situações de encontro com a fauna silvestre, bem como sobre a importância da manutenção das espécies vem preencher uma lacuna percebida ao longo dos momentos de interação com a população da área de influência do empreendimento. Sua distribuição à população ocorrerá no decorrer das ações participativas desenvolvidas no âmbito dos programas de educação ambiental, comunicação social, gerenciamento participativo e programa de fauna. Espera-se que esta ação seja capaz de reduzir possíveis conflitos, melhorando a convivência com as diferentes espécies de modo saudável e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A realização dos programas ambientais é uma medida exigida no licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, conforme disposto na Instrução Normativa nº 02, de 27 de março de 2012.
Para baixar a cartilha, clique aqui.