APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Trabalho sobre melhoria do sistema de tratamento de esgotos da UHE Irapé é apresentado em evento internacional

Melhoria do sistema de tratamento de esgotos da UHE Irapé

25/09/24

Entre os dias 28 e 30 de agosto, representantes da UHE Irapé participaram do XXI Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em parceria com as associações portuguesas de recursos hídricos e engenharia sanitária e ambiental. O evento que já é realizado há mais de 30 anos ocorre alternadamente no Brasil e em Portugal a cada dois anos, sendo que em 2024 a sede foi a cidade de Recife.

O trabalho técnico apresentado discutiu especificidades relacionadas à implantação e operação da filtração em areia como pós-tratamento de efluentes anaeróbios. Segundo o Engenheiro de Meio Ambiente Rafael Pereira da Silva, a demanda originou-se de uma análise emitida em um parecer técnico em que o órgão licenciador solicitava um aumento de qualidade do efluente doméstico gerado na usina. A concepção do projeto baseou-se na manutenção das premissas como baixo custo de implantação e operação, bem como simplicidade operacional, considerando ainda os aspectos ambientais pertinentes, tais como o diminuto porte poluidor e o entorno do empreendimento. Para atender a essa necessidade, foi necessário resgatar uma tecnologia que havia sido referenciada em uma antiga norma da ABNT que pouco foi explorada em artigos científicos e aplicada em locais isolados para tratamento de esgotos sanitários. Essas características aliadas ao posicionamento da unidade que foi construída sob o solo conferiram um caráter de originalidade ao trabalho que culminou em sua aprovação no evento, complementa.

Os resultados obtidos e apresentados no evento demonstraram o pleno atendimento a uma condicionante específica singular e o bom andamento do programa de monitoramento dos efluentes gerados na usina, que é uma condicionante de cumprimento contínuo ao longo do período de operação da usina.

Adicionalmente, foi possível apontar alternativas que podem contribuir com uma maior disseminação da tecnologia aplicada.

A realização desse programa é uma medida exigida no licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, conforme disposto na Instrução Normativa nº 02, de 27 de março de 2012.