Show de luzes toma conta da Avenida Afonso Pena no carnaval de BH
Projeções encantam os foliões no desfile do Chama o Síndico e trazem a Energia do Carnaval para as ruas da cidade
07/02/24
Os milhares de foliões que participam do cortejo de um dos maiores blocos de carnaval de Belo Horizonte se surpreenderam com o show de luzes que tomou conta da Avenida Afonso Pena, no coração da capital mineira, na noite desta quarta-feira (07/02). Durante o desfile do “Chama o Síndico”, lasers multicoloridos cobriram a multidão que curtia a festa e acompanhava o cortejo, trazendo toda a Energia do Carnaval para as ruas da região central da cidade. O espetáculo único de cores foi uma ação patrocinada pela Cemig, desenvolvida especialmente para a iniciativa, em parceria com a Festa da Luz.
A tecnologia ditou o ritmo da apresentação. O volume, o timbre e as notas que vinham dos instrumentos e das vozes funcionaram como guia para a definição das cores, do movimento e do brilho da projeção que ocorreu, tanto na parte da frente quanto atrás do trio elétrico. É o que explicou Brayhan Hawryliszyn, um dos artistas digitais do estúdio MIR responsável pelo projeto. “Trabalhamos em uma proposta interativa, reativa, pois os lasers vibraram junto com o som em tempo real. A disposição dos lasers poderia variar a partir do sopro dos instrumentos, som das vozes dos participantes ou, ainda, só pelo batuque da bateria”, ressaltou.
Ele também enfatizou o ineditismo do projeto e a beleza que a iniciativa trouxe para as ruas de BH durante a folia. “Foi a primeira vez que desenvolvemos algo assim. Foi pensado para esse momento. Foram seis máquinas distribuídas em cada lado do trio, de maneira que os feixes ficaram por cima de todo o público, alcançando centenas de metros de distância”, resumiu.
Para a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, as ações patrocinadas pela Companhia durante os dias de folia em Minas Gerais buscam fortalecer a cultura no estado e reafirmam o compromisso da empresa em ser a Energia do Carnaval. “Para a Cemig, como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, é motivo de muita alegria e satisfação fazer parte tão ativamente do carnaval em Belo Horizonte e em tantas outras cidades mineiras. Como uma empresa inovadora, estamos levando para as avenidas e ruas, em conjunto com os blocos apoiados, o que há de mais moderno para alegrar a folia. Hoje, no Chama o Síndico, as luzes e cores deram o tom dessa energia, da Energia do Carnaval”, enfatizou.
Além do show de luzes patrocinado pela Cemig, que ganhou o centro de BH durante o desfile do bloco Chama o Síndico, projeções em prédios emblemáticos da região foram feitas, iluminando de verde as fachadas dos edifícios em alusão à cor da Companhia.
Energia do carnaval
A Cemig apoia diversas iniciativas que estão fazendo parte do Carnaval 2024 em Minas Gerais, tanto em Belo Horizonte quanto em várias outras cidades de diferentes regiões do estado. Foram cerca de R$ 9 milhões destinados pela Companhia via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para mais de 30 projetos carnavalescos. Na capital mineira, 11 blocos de rua estão sendo apoiados pela empresa, além de escolas de samba.
Crédito da imagem: Léo Lara