APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Projetos culturais incentivados pela Cemig promovem o reconhecimento e a valorização da identidade e da memória de Minas Gerais

Atrações patrocinadas pela Companhia fazem parte da programação da Semana Santa em 15 cidades no estado

16/04/25

Ao longo dos próximos dias, uma série de iniciativas e atrações culturais vão ganhar as ruas, praças e ladeiras de Minas Gerais em celebração à Semana Santa, prometendo encantar os mineiros e turistas na capital e em diferentes regiões do estado. E os projetos patrocinados pela Cemig estarão presentes, mais uma vez, em 15 cidades, contribuindo para a preservação do patrimônio imaterial e para a valorização da identidade, das raízes e da memória do povo mineiro.

Em Belo Horizonte, por exemplo, a Praça da Liberdade recebe a 2ª edição do “Cante Comigo”, com a apresentação de corais e o musical “Lázaros”. Encenações sobre a temática da Semana Santa também serão feitas no Parque de Exposições de Unaí. Apresentações artísticas, espetáculos teatrais, oficinas, feiras culturais, festivais gastronômicos e muitas outras atrações completam a programação incentivada pela Cemig.

Para a diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, a realização e o apoio às iniciativas culturais durante a Semana Santa reafirmam Minas Gerais como um destino turístico importante nessa época do ano, impulsionando o setor e a economia. “Não teremos apenas as rotas e turismo da fé durante a Semana Santa. Teremos também as atrações e roteiros que dialogam com as experiências da cozinha mineira, com a natureza e com as feiras. São todas iniciativas que expressam a cultura mineira”, destacou.

As atrações fazem parte do calendário proposto no Minas Santa, programa promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secult-MG, do Iepha-MG, da Fundação Clóvis Salgado e da Faop. Além de Belo Horizonte, as iniciativas patrocinadas pela Cemig serão realizadas em Ouro Preto, Tiradentes, Ritápolis, Unaí, Pitangui, Baependi, Sabará, Itapecerica, São João del-Rei, Caeté, Congonhas, Mariana, Diamantina, Três Marias.

“Minas é a alma do Brasil e revela essa alma em suas festas, sua arte, sua fé e suas paisagens. O Minas Santa é um convite para viver essa experiência. Nosso estado está preparado para receber todos com hospitalidade e beleza. É a fé que move, a arte que inspira e a natureza que acolhe. Um programa feito para o mineiro, para o brasileiro e para o mundo”, acrescenta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar as iniciativas culturais no estado, a Cemig reforça a sua atuação em ampliar o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

Minas Santa

O Minas Santa 2025 tem programação em todo o estado até o Dia da Inconfidência (21/4). As ações incluem procissões, produção de tapetes devocionais e cordões, shows, visitas a igrejas e museus, além de eventos. Além das celebrações religiosas, o Minas Santa convida os visitantes a percorrerem rotas turísticas que integram fé, arte, cozinha mineira, natureza e cultura.

Em 2024, cerca de 500 mil pessoas visitaram Minas Gerais na Semana Santa. O turismo religioso, ao longo de todo o ano, movimenta aproximadamente R$ 5 bilhões no estado, sendo um dos principais vetores de geração de emprego, renda e desenvolvimento.

mosaico no chão

Crédito das fotos: Ane Souz.

Evento cultural: O Minas Santa 2025 tem programação em todo o estado até o Dia da Inconfidência (21/4). As ações incluem muitas manifestações culturais, como procissões, e produção de tapetes devocionais (Foto).

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.