APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Olimpíadas que Transformam: confira balanço do 1º dia da fase final da competição promovida pela Cemig

Após mais de dois meses, jovens disputam a última etapa em Belo Horizonte

31/05/24

Mais de 200 jovens das mais diversas regiões de Minas Gerais disputam a fase final das Olimpíadas que Transformam, competição idealizada pela Cemig. O torneio, que também visa um intercâmbio social e cultural entre os adolescentes, promove as modalidades de futsal, vôlei, handebol, judô e taekwondo até este sábado (1º/6 ), no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Ao todo, 110 meninas e 110 meninos participam da fase final.

No primeiro dia da última fase da competição, os jovens receberam o kit do participante, que contém mochila, squeeze, chinelo, boné e crachá. Além disso, competidores receberam um álbum de figurinhas, com todos os participantes da fase final das Olimpíadas que Transformam.

Neste primeiro dia, os jovens trocaram as figurinhas com outros participantes para completar o álbum. De acordo com o gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão Freitas, a iniciativa teve o objetivo de integrar os participantes antes da competição.

“O álbum de figurinhas faz muito sucesso entre os jovens de todas as épocas. Tivemos essa ideia para que os participantes das Olimpíadas que Transformam eternizem esse momento tão importante em suas vidas e também possam interagir com outros participantes por meio da troca de figurinhas para completar o álbum”, comenta.

Adiéliton Galvão Freitas também destaca o apoio da Cemig ao esporte mineiro. A empresa lança, anualmente, edital de chamada pública para selecionar projetos que promovam a prática de esportes e que ofereçam benefícios sociais e de cidadania, especialmente para crianças e adolescentes.

“A Cemig acredita e apoia essa prática como incentivo ao bem-estar das comunidades onde atua. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu cerca de R$ 30 milhões, beneficiando quase 20 mil jovens em toda a área de sua atuação em Minas Gerais”, ressalta.

Além das atividades lúdicas e culturais, o primeiro dia de competição teve diversos jogos e lutas entre os finalistas.

Visitas à Arena MRV e ao Minas Tênis Clube

Além da competição, os jovens terão outras experiências proporcionadas pelas Olimpíadas que Transformam. Todos os competidores irão visitar a Arena MRV, estádio do Atlético mineiro.

“A intenção é que os jovens tenham essa experiência de conhecer um estádio moderno, tecnológico e inovador. Acreditamos que será uma oportunidade única, que irá marcar a vida de cada um deles de forma especial ”, afirma Cíntia Neves, coordenadora de eventos do Instituto de Formação Esportiva e Social (Infes) – instituição que está executando a competição.

Os jovens também vão assistir à partida de futsal entre Itambé Minas contra o Magnus, nesta sexta-feira (31/5), a partir das 18h, na Arena UniBH, pela 9ª rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF).

Sobre a competição

As Olimpíadas que Transformam tiveram início em março e reuniram mais de 600 jovens, entre 12 e 14 anos, de nove projetos patrocinados pela Cemig em Minas Gerais via Lei do Incentivo ao Esporte. As cidades que sediaram as etapas foram Viçosa, Juiz de Fora, Barbacena, Minas Novas, Governador Valadares, Montes Claros, Grão-Mogol, Cássia, Contagem, Betim, Belo Horizonte, Sabará, São José da Lapa e Cruzília.

Os jovens foram divididos em categorias e por países que mais conquistaram medalhas nas Olimpíadas, emulando a principal competição esportiva mundial.

Meninos conversando
Crédito da foto: Infes Divulgação