Cemig alerta: é dever do cliente manter livre acesso ao padrão de energia
Procedimento é fundamental para a continuidade do fornecimento de energia no imóvel.
A Cemig alerta para um dos principais deveres dos seus clientes, relacionados ao padrão de entrada de energia, que é manter o livre acesso às instalações da medição. As situações em que a companhia precisa acessar o padrão estão relacionadas à necessidade de realizar periodicamente a leitura do medidor, ou ainda para fazer vistorias, inspeções e manutenções com o objetivo de garantir a segurança e a continuidade do fornecimento de energia.
Segundo Mellindre Shayenne de Carvalho Santos, analista de Proteção da Receita da Cemig, mais que um dever, o livre acesso ao padrão de energia é um procedimento que deve ser entendido pelos clientes como uma garantia do atendimento pela companhia, pois em casos de falta de energia, o padrão precisa ser acessado para a manutenção e, por questões de segurança, independentemente de onde seja o defeito, precisa ser desligado. Além disso, as instalações de medição precisam passar periodicamente por inspeção e manutenção visando garantir a qualidade da energia que chega ao imóvel.
“Muitas vezes as equipes da Cemig são chamadas para atendimentos de falta de energia, ou vão até o endereço para procedimentos de inspeção ou leitura e, ao chegarem ao local informado, se deparam com o acesso ao padrão de energia com alguma restrição, seja por entulhos, veículos, animais ou mesmo situações mais extremas, como o impedimento pelo próprio cliente, o que inviabiliza o atendimento”, conta a especialista da companhia.
Uma das consequências, nos casos de restrição de acesso ou impedimento por parte do cliente, é o desligamento da unidade, por parte da companhia, mesmo que a fatura esteja em dia. Neste caso, a religação é condicionada à regularização da situação de acesso ao padrão de energia. Tais medidas estão previstas na legislação vigente, que é a Resolução 1000, da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.
Outra necessidade é a rotina de leitura do medidor, pois a única garantia para que o consumo seja faturado corretamente é o acesso do leiturista ao padrão.
Acerte no Padrão
Para facilitar a compreensão do processo desde a construção do padrão até a ligação da energia, a Cemig preparou vídeos com dicas práticas de como proceder. A série “Acerte no Padrão” é composta por sete vídeos, com cerca de um minuto cada, e traz dicas valiosas elaboradas por técnicos da companhia para manter o livre acesso às instalações da medição e consequente continuidade do fornecimento, conforme estabelecido na legislação vigente. Os vídeos estão disponíveis no canal da Cemig no YouTube e podem ser acessados pelo link Dicas Cemig – Acerte no Padrão .
Identificação dos profissionais
Para que a Cemig possa realizar os serviços necessários à continuidade do fornecimento, é importante que o cliente libere o acesso dos profissionais ao padrão de energia, onde o medidor está instalado, conhecido como “relógio”. Para evitar dúvidas, o cliente deve estar ciente de que todos os profissionais que representam a Cemig utilizam crachá de identificação e uniforme, enquanto os veículos usados nas vistorias, inspeções ou manutenções possuem o adesivo “A serviço da Cemig”.
A Cemig destaca que nenhum profissional está autorizado a cobrar pelos serviços, solicitar documentos ou dados bancários, devendo o cliente sempre exigir identificação daqueles que se apresentam em nome da empresa. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Cemig pelo telefone 116 para confirmar a legitimidade do serviço e identificação do profissional.
Fique atento: O padrão de energia deve ter o acesso livre o tempo todo, pois a qualquer momento equipes da Cemig podem precisar acessar a instalação para procedimentos de inspeção, manutenção, leitura e outros serviços.