APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Alunos de projeto esportivo patrocinado pela Cemig participam de festival de judô

Torneio de integração aconteceu em Juiz de Fora (20/06) e Viçosa (21/06)

25/06/24

Crianças e jovens do projeto social Judô nas Escolas 2 participaram de um festival da modalidade esportiva que reuniu os alunos matriculados na iniciativa em Juiz de Fora e Viçosa. Cerca de 60 atletas em cada cidade, com idades entre seis e 17 anos, estiveram presentes ao evento, na última semana, que teve como principal objetivo promover a integração e a socialização entre os praticantes do judô. O projeto esportivo, que é executado pela Associação Ajudôu, tem o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio institucional das prefeituras locais.

O Judô nas Escolas 2 oferece aulas gratuitas, no contraturno escolar, para crianças e jovens da região da Zona da Mata mineira, beneficiando mais de 240 alunos. O gerente de sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão, ressaltou o compromisso da empresa com as práticas sociais e reforçou a atuação da Companhia para o desenvolvimento das comunidades onde atua.

“Ao longo dos últimos anos, a Cemig segue ampliando o seu investimento social, de maneira a beneficiar o maior número de pessoas no estado. Só no último ano, a Companhia destinou mais de R$12 milhões para os projetos esportivos que trabalham com crianças e jovens em diversos municípios mineiros, impactando positivamente a vida de mais de nove mil inscritos. Nos três primeiros meses deste ano, foram mais de R$6 milhões direcionados para o esporte em Minas”, comentou.

O coordenador de projetos da Ajudôu, Éverton Alves, destacou o momento de interação promovido pela iniciativa e lembrou o papel da prática esportiva na vida desses atletas. “O festival foi uma oportunidade para que todos os alunos colocassem em prática o que está sendo aplicado nas aulas. Foi um momento de troca e de aprendizado, pois o judô vai muito além das técnicas de luta. Ele promove valores como disciplina, respeito e superação”, enfatizou.

Várias turmas

Os inscritos na atividade em Juiz de Fora realizam as aulas em dois núcleos: na Escola Municipal Professor Augusto Gotardelo, bairro Caiçaras, e na Escola Municipal José Calil Ahouagi, no bairro Marilândia. Em Viçosa, a prática esportiva ocorre no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes e na Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges, bairro Nova Era.

Cemig no Esporte

Anualmente, a Cemig lança edital de chamada pública para selecionar projetos que promovam a prática de esportes e que ofereçam benefícios sociais e de cidadania, especialmente para crianças e adolescentes. Em 2024, as inscrições estão abertas até as 18h do dia 12 de julho. O cadastro é gratuito e deve ser feito no link disponível dentro do edital. Mais detalhes sobre as inscrições podem ser obtidos no site www.cemig.com.br.

Os projetos aprovados e aptos à captação de recursos via Leis Federal e/ou Estadual de Incentivo ao Esporte, que estejam direcionados à transformação e ao impacto social duradouro para alcance do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades, além daqueles dedicados à formação para o exercício da cidadania e à prática do lazer, podem se inscrever na chamada pública. Serão classificados projetos a serem executados em Minas Gerais, local de atuação da Companhia. Vale destacar que cada projeto poderá ser cadastrado somente uma vez durante toda a vigência do edital.

Crédito da foto: Ajudôu/Divulgação

Integração: Cerca de 60 atletas em cada cidade, Juiz de Fora e Viçosa, com idades entre seis e 17 anos, estiveram presentes ao festival, que teve como principal objetivo promover a integração e a socialização entre os praticantes do judô.