Festa da Luz terá projeto inédito de acessibilidade
Totens espalhados pelo circuito luminoso terão audiodescrição das obras, depoimentos dos artistas e outras informações
23/05/24
Com o objetivo de tornar a Festa da Luz uma proposta ainda mais acessível e inclusiva, a Cemig, patrocinadora exclusiva do festival deste ano, produziu alguns totens e os instalou ao longo do circuito artístico luminoso. Os dispositivos vão oferecer aos visitantes informações sobre as obras, a audiodescrição de cada projeto em exibição, além dos depoimentos e autodescrição dos artistas responsáveis por cada uma das instalações. As estruturas vão contar, ainda, com a programação da iniciativa e com o mapa indicativo das obras, auxiliando os participantes na localização de cada interferência urbana no hipercentro de Belo Horizonte.
É a primeira vez que o festival conta com o recurso de audiodescrição, traduzindo as imagens apresentadas pela Festa da Luz em palavras e permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender os conteúdos expostos. Apesar do mecanismo ser mais comumente direcionado às pessoas com deficiência visual, ele também beneficia diferentes públicos.
Por meio de um QR Code instalado no totem, as pessoas vão acessar a plataforma de áudio e abrirão os arquivos com as descrições das obras e os relatos de seus autores, detalhando o processo criativo de construção de cada uma. Para a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, a proposta inédita, pensada e realizada pela Companhia, vai permitir um acesso mais amplo, contemplando um maior número de pessoas e aproximando o público dos artistas.
“Queremos transformar a experiência da Festa da Luz, essa proposta inovadora e muito particular que mistura em suas instalações, de forma muito democrática, a arte, a arquitetura, os espaços urbanos, a tecnologia e muito outros elementos culturais dentro de um circuito acessível a todos, em algo ainda mais inclusivo. Nosso objetivo é oportunizar que as pessoas com deficiência visual, por exemplo, possam adentrar nesse universo das luzes. Por isso, trouxemos a descrição das obras em áudio e a experiência dos artistas para mais próximas do público”, resumiu.
Os cinco totens produzidos pela Cemig estarão em pontos estratégicos. Eles poderão ser encontrados na Rua Aarão Reis, perto do Edifício Central; Rua Sapucaí, próximo à escadaria do metrô; Próximo ao Viaduto Santa Tereza teremos totens na Rua Sapucaí, na Rua da Bahia e embaixo da estrutura.
Espaço específico
Além dos totens, a Cemig está disponibilizando um espaço exclusivo para atendimento às pessoas com deficiência que têm interesse em conhecer o circuito da Festa da Luz. O local, que estará instalado na varanda do edifício Chagas Dória, na Rua Sapucaí, contará com sete profissionais especializados em atendimento a esse público, dentre eles, dois intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Programação gratuita
A terceira edição da Festa da Luz acontece, entre os dias 23 e 26 de maio, no hipercentro de Belo Horizonte. O conceito Cidade Floresta guia a curadoria e busca reflorestar o espaço público. Será a maior edição do evento, com nove instalações, quatro performances, shows de música, DJs e a programação de videomapping com VJs de todo o Brasil.
O Circuito da Luz passa pela escadaria do metrô da Sapucaí, Edifício Itatiaia, Mirante Sapucaí, Edifício Chagas Dória, Viaduto Santa Tereza e Sula. Artistas como Ailton Krenak, Célia Tupinambá, Daiara Tukano, Don L, Pigmalião, Grace Passô, Amanda Lobos, Homem Gaiola, Hot e Oreia, Pirilampos do planeta, Thiago Mazza, entre outros estão na programação artística e musical.
Crédito das fotos: Divulgação Cemig
Tecnologia: Por meio de um QR Code instalado no totem, as pessoas vão acessar a plataforma de áudio e abrirão os arquivos com as descrições das obras e os relatos de seus autores, detalhando o processo criativo de construção de cada uma delas.