APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig se mantém em anuário internacional que avalia performance de empresas em ESG

Companhia também foi reconhecida como uma das lideranças mundiais na gestão de riscos climáticos e segurança hídrica

07/02/24

A Cemig se manteve no S&P Global Sustainability Yearbook 2024, como uma das empresas que faz parte de grupo de 15% das empresas melhor pontuadas em performance de ESG, sigla em inglês para padrões ambientais, sociais e de governança. O anuário é elaborado pela Standard & Poors Global Ratings, instituição especializada em gestão de ativos e na oferta de produtos e serviços relacionados a investimentos sustentáveis e que também organiza o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), do qual a Cemig faz parte há 24 anos consecutivos.

A lista de 759 empresas que fazem parte do Yearbook 2024, divulgado nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, foi definida após a avaliação de 9.400 empresas de 62 setores diferentes. A posição de cada empresa na lista é definida com base em suas respectivas performances em S&P Global ESG Scores, calculada a partir da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (Corporate Sustainability Assessment – CSA). No setor elétrico, foram eleitas 24 das 199 empresas avaliadas, sendo que apenas quatro empresas brasileiras do setor figuram na lista, sendo a Cemig a melhor pontuada no ranking.

“Somente este ano, a companhia já recebeu dois importantes reconhecimentos na área de ESG, o que reforça a importância do direcionamento da companhia na condução das práticas sustentáveis que pautam sua agenda”, avalia o gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão de Freitas.

 

Liderança na gestão de riscos climáticos

A Cemig também foi reconhecida, esta semana, como uma das lideranças mundiais na gestão dos riscos climáticos e segurança hídrica. A avaliação é feita anualmente pela agência internacional CDP, por meio do questionário. A Cemig apresentou um desempenho superior às médias das empresas do setor elétrico e da média global.

Segundo Adiéliton, o CDP é, hoje, referência na avaliação dos riscos climáticos e hídricos, dois itens fundamentais no gerenciamento dos riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas. “As companhias selecionadas desenvolvem ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa e adotam práticas sustentáveis de gestão dos recursos hídricos, como por exemplo o Plano de Ação Climática, que será lançado pela Cemig, ainda este ano, buscando o alinhamento do modelo de negócios da companhia às demandas do mercado quanto à transição para uma economia com baixas emissões de gases de efeito estufa”, acrescentou o gerente de Sustentabilidade.

 

Compromissos e ações

Em 2022, a Cemig aderiu ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Os esforços globais liderados pela organização preveem a redução coletiva de duas gigas toneladas de CO2 e de emissões acumuladas até 2030 em todo o mundo.

“Por meio dessa iniciativa, busca-se tomar medidas rigorosas e imediatas para reduzir pela metade as emissões globais até a próxima década e zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040”, explica o gerente de Sustentabilidade da Cemig. “As emissões da Cemig reduziram 47,8% em relação a 2021, reforçando seu comprometimento em busca do atingimento meta net zero em 2040”, completa.

Cemig é destaque no Observatório da Transparência

Crédito das fotos: Divulgação Cemig

Sugestão de legenda: Dois reconhecimentos internacionais recebidos pela Cemig em 2024 – o anuário de sustentabilidade da S&P e a avaliação do CDP – premiam a performance da companhia na condução das práticas de ESG.