Cemig se mantém em anuário internacional que avalia performance de empresas em ESG
Companhia também foi reconhecida como uma das lideranças mundiais na gestão de riscos climáticos e segurança hídrica
07/02/24
A Cemig se manteve no S&P Global Sustainability Yearbook 2024, como uma das empresas que faz parte de grupo de 15% das empresas melhor pontuadas em performance de ESG, sigla em inglês para padrões ambientais, sociais e de governança. O anuário é elaborado pela Standard & Poors Global Ratings, instituição especializada em gestão de ativos e na oferta de produtos e serviços relacionados a investimentos sustentáveis e que também organiza o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), do qual a Cemig faz parte há 24 anos consecutivos.
A lista de 759 empresas que fazem parte do Yearbook 2024, divulgado nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, foi definida após a avaliação de 9.400 empresas de 62 setores diferentes. A posição de cada empresa na lista é definida com base em suas respectivas performances em S&P Global ESG Scores, calculada a partir da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (Corporate Sustainability Assessment – CSA). No setor elétrico, foram eleitas 24 das 199 empresas avaliadas, sendo que apenas quatro empresas brasileiras do setor figuram na lista, sendo a Cemig a melhor pontuada no ranking.
“Somente este ano, a companhia já recebeu dois importantes reconhecimentos na área de ESG, o que reforça a importância do direcionamento da companhia na condução das práticas sustentáveis que pautam sua agenda”, avalia o gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão de Freitas.
Liderança na gestão de riscos climáticos
A Cemig também foi reconhecida, esta semana, como uma das lideranças mundiais na gestão dos riscos climáticos e segurança hídrica. A avaliação é feita anualmente pela agência internacional CDP, por meio do questionário. A Cemig apresentou um desempenho superior às médias das empresas do setor elétrico e da média global.
Segundo Adiéliton, o CDP é, hoje, referência na avaliação dos riscos climáticos e hídricos, dois itens fundamentais no gerenciamento dos riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas. “As companhias selecionadas desenvolvem ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa e adotam práticas sustentáveis de gestão dos recursos hídricos, como por exemplo o Plano de Ação Climática, que será lançado pela Cemig, ainda este ano, buscando o alinhamento do modelo de negócios da companhia às demandas do mercado quanto à transição para uma economia com baixas emissões de gases de efeito estufa”, acrescentou o gerente de Sustentabilidade.
Compromissos e ações
Em 2022, a Cemig aderiu ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Os esforços globais liderados pela organização preveem a redução coletiva de duas gigas toneladas de CO2 e de emissões acumuladas até 2030 em todo o mundo.
“Por meio dessa iniciativa, busca-se tomar medidas rigorosas e imediatas para reduzir pela metade as emissões globais até a próxima década e zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040”, explica o gerente de Sustentabilidade da Cemig. “As emissões da Cemig reduziram 47,8% em relação a 2021, reforçando seu comprometimento em busca do atingimento meta net zero em 2040”, completa.
Crédito das fotos: Divulgação Cemig
Sugestão de legenda: Dois reconhecimentos internacionais recebidos pela Cemig em 2024 – o anuário de sustentabilidade da S&P e a avaliação do CDP – premiam a performance da companhia na condução das práticas de ESG.