Diretoria da Cemig participa de evento que marca avanços da UNIFEI em energias renováveis
Evento ocorreu, nesta terça-feira (03/05), na Universidade Federal de Itajubá
O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, participou na manhã de terça-feira (03/05), na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), no Sul de Minas, de uma cerimônia que marcou a celebração de investimentos feitos e avanços alcançados na pesquisa, no desenvolvimento e na utilização de energias renováveis pela instituição. O reitor da UNIFEI, Prof. Edson da Costa Bortoni, e o ministro da Educação, Victor Godoy, participaram da cerimônia. Entre os destaques da agenda estavam a inauguração da usina fotovoltaica, instalada no campus da universidade, além do início da implantação do Laboratório de Hidrogênio Verde e visita às obras do Centro Tecnológico para o Pré-Sal, também abrigados no local.
A planta fotovoltaica, inaugurada nesta cerimônia, conta com 1.600 painéis solares que podem ser conectados à rede de distribuição da Cemig, permitindo à universidade uma economia de 20% dos recursos gastos com energia elétrica. Por meio de uma parceria entre a Cemig e a instituição, o parecer de acesso à rede da Companhia foi viabilizado. “Ficamos muito felizes em saber que esses recursos que serão economizados com a geração fotovoltaica poderão ser destinados à produção de conhecimento e ao fortalecimento do ensino da instituição, favorecendo toda a comunidade acadêmica”, enfatizou o diretor-presidente da Cemig.
Também estiveram presentes à agenda, o diretor de Geração e Transmissão da Cemig, Thadeu Carneiro da Silva; o diretor da Cemig Distribuição, Marney Tadeu Antunes e o diretor-adjunto de Relações Institucionais da Cemig, Alexandre Ramos Peixoto, além de superintendentes e gerentes da Companhia.
Compromisso com as próximas gerações
Passanezi destacou, ainda, a contemporaneidade da agenda e parabenizou a reitoria e toda a equipe da universidade pelo trabalho desenvolvido no campo da energia renovável. “É uma cerimônia com foco muito claro no avanço desse segmento. Tema que revela um profundo compromisso com a sociedade, com o Brasil e com as próximas gerações. Algo que é muito natural e importante para a Cemig”, afirmou.
O evento faz parte das ações em comemoração aos 20 anos da transformação da instituição em universidade federal. Anteriormente, quando da sua fundação, em 1913, a escola era conhecida como Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI) e teve outras nomenclaturas ao longo de sua trajetória.
Cemig e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) celebram investimentos feitos e avanços alcançados na pesquisa, no desenvolvimento e na utilização de energias renováveis pela instituição de ensino.
Crédito da foto: Cemig Divulgação