Clientes devem ficar atentos a tentativas de golpes
A Cemig alerta que estelionatários e pessoas de má-fé podem tentar diferentes abordagens para aplicar golpes nos clientes da companhia.
A Cemig alerta que estelionatários e pessoas de má-fé podem tentar diferentes abordagens para aplicar golpes nos clientes da companhia. Para evitar se tornarem vítimas, os clientes devem ficar atentos e confirmar a legitimidade de eventuais cobranças por meio dos canais de atendimento oficiais da companhia.
As fraudes mais comuns são os boletos falsos, ligações de falsos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e códigos de pagamentos falsos. Além disso, o roubo de celulares também está sendo frequentemente usado para roubo de dados e transferências pelos criminosos, segundo dados das autoridades. Dessa forma, a Cemig alerta para os golpes envolvendo as faturas de energia.
Wellington Cancian, gerente de Recuperação de Receita da Cemig, indica os procedimentos para caso o cliente suspeite da origem e autenticidade da fatura de energia.
“Normalmente, os golpistas acionam pessoas que possuem um bom histórico de pagamento ou que já estejam com suas contas quitadas, pois assim terão maior chance de sucesso no golpe. Caso o cliente sinta que possa estar caindo em um golpe, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa para apurar a legitimidade da cobrança, através dos meios oficiais de atendimento comercial”, orienta o gerente.
Wellington Cancian também explica que, caso seja uma busca na Internet, o cliente deve sempre utilizar o caminho www.cemig.com.br. “Outra opção ainda mais simples é verificar a conta devida utilizando o Whatsapp da companhia, por meio do número (31) 3506-1160. Outra possibilidade é pelo Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br). O cliente também pode entrar em contato com o telefone 116, que funciona 24 horas e verificar a veracidade do débito. Caso o cliente não tenha tomado essas medidas de segurança, recomendamos o acionamento à Polícia Civil para emissão de Boletim de Ocorrência visando o mapeamento desse tipo de ação e eventual ressarcimento dos danos causados pelos criminosos”, orienta o gerente da Cemig.
Confira as dicas da Serasa Premium para não cair em golpes:
Usar sempre os canais oficiais das Companhias para coletar dados de suas faturas;
Antes de transferir ou pagar, verifique a identidade de quem está solicitando o pagamento. Se desconfiar da mensagem, não conclua a operação. Principalmente em casos de amigos que estão em suposta dificuldade financeira;
Os aplicativos estão cada vez mais simples de usar e os usuários, mais desatentos, por isso, preste bastante atenção antes de clicar para confirmar uma operação e confira todos os dados;
Não clique em links recebidos por e-mail, mensagens de SMS, WhatsApp, redes sociais que direcionam a cadastros de informações pessoais ou de pagamento;
Os números de WhatsApp oficiais das Companhias possuem uma “estrelinha verde” ao lado do nome.
Confira sempre se o CNPJ/CPF informado é vinculado ao beneficiário – há golpistas que se utilizam de nome de empresas (“Razão Social”) com grafias similares aos oficiais utilizando, por evidente, CNPJ/CPF diferentes;
Não faça transferências para pessoas conhecidas sem antes confirmar por chamada telefônica ou pessoalmente. Lembre-se que o WhatsApp do solicitante pode estar clonado.
No caso da Cemig D, os dados bancários são os seguintes:
O Beneficiário será sempre a Cemig Distribuição S.A, através do CNPJ 06.981.180/0001-16;
Para pagamentos por meio de Pix, o banco recebedor é sempre o Santander (código 033);
Para pagamentos via Cartão de Crédito ou Débito as máquinas utilizadas para cobrança nas agências ou pelos eletricistas/cobradores são de cor preta, da empresa FLEXPAG, com a logomarca da Cemig. Veja mais aqui.
Atualmente a Cemig não possui empresas parceiras realizando cobrança em seu nome. As negociações de débitos de faturas poderão ser realizadas no endereço eletrônico https://atende.cemig.com.br/ na opção “Parcelamento de Débitos”, por meio do WhatsApp: (31) 3506-1160, ou telefone específico para o parcelamento de débito, 0800 721 7003, que atende de 09 às 21h, de segunda a sexta-feira e das 09h às 15h no sábado.
Em caso de indisponibilidade do canal físico, além dos canais digitais citados (WhatsApp, Agência Virtual, e 0800), os clientes podem solicitar atendimento também via Cemig Atende Web .
Os interessados em negociar débitos de consumo irregular poderão entrar em contato pelo telefone: 31 98865-8345.
Como fazer o pagamento da fatura de energia da Cemig
O melhor caminho é por meio de PIX. Para realizar o pagamento da conta de energia, utilizando a fatura física, basta o cliente fazer a leitura do QRcode PIX com a câmera do celular e pagar a fatura pelo aplicativo do seu banco. O QRCode está presente no campo “Reaviso de contas vencidas/ Débitos anteriores” da conta ou ao lado do código de barras tradicional.
As segundas-vias das contas emitidas nos canais de atendimento também disponibilizam a opção para pagamento via PIX. Caso o cliente deseje pagar dessa forma e sua fatura física ainda não possua a opção, basta solicitar a segunda via digital por meio do Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br) ou pelo WhatsApp (número 31 3506-1160).
Se o cliente optar por utilizar o aplicativo Cemig Atende, há mais uma facilidade: pelo aplicativo, além da fatura digital com o QRCode PIX, existe a opção “Copia-Cola” do código PIX para permitir o pagamento em seu banco digital de preferência, sem a necessidade de utilização da câmera do celular. Em todas as opções, antes de concluir o pagamento, confira os dados que aparecem no cadastro: deve aparecer o nome da Cemig como beneficiário, juntamente com o mesmo CNPJ impresso na fatura de energia.