Mitos e verdades: tudo que você precisa saber!
Ao utilizar o espaço do reservatório já existente, reduzimos o impacto na região. Além disso, a Lei 14.300/2022 permite instalar um número maior de painéis na água, enquanto na terra temos uma quantidade máxima definida pela legislação, gerando assim mais energia para os mineiros.
Não, os painéis solares flutuantes captam energia solar passivamente, sem a necessidade de movimentos constantes ou atividades mecânicas. Isso contribui para a tranquilidade do ambiente ao redor.
Não há riscos de choque. Toda a conexão da usina com a subestação é feita com cabos blindados, à prova d’água e de choque, o que torna o complexo seguro para trabalhadores e usuários do reservatório.
Os peixes não morrerão eletrocutados. A estrutura da Usina Flutuante é isolada eletricamente para evitar a condução de eletricidade na água
O sistema de ancoragem garante a estabilidade dos painéis solares flutuantes, prevenindo acidentes relacionados a deslocamentos ou instabilidade. É projetado para suportar condições extremas, como ventos de até 120 km/h.
Os painéis solares não vão refletir a luz do sol e gerar ofuscamento. Os módulos são projetados para absorver a luz solar, não refleti-la.
A energia gerada nas Usinas Flutuantes será oferecida aos consumidores por meio da plataforma Cemig SIM que permite acesso a energia mais barata.