Todas as unidades fabris da Michelin no Brasil contam agora com energia elétrica 100% renovável proveniente do Mercado Livre de Energia e com a certificação “I-REC.
MICHELIN: ESTRATÉGIA DA LÍDER GLOBAL NA PRODUÇÃO DE PNEUS É ZERAR EMISSÃO DE CARBONO NOS PRÓXIMOS ANOS
Fábricas da Michelin no Brasil já contam com energia 100% limpa e renovável, com certificação I-REC
Atenta às necessidades do meio ambiente e como parte da estratégia ‘Tudo Sustentável’ para 2030, todas as unidades fabris da Michelin no Brasil contam agora com energia elétrica 100% renovável proveniente do Mercado Livre de Energia e com a certificação “I-REC”.
Durante o ano de 2021, a iniciativa neutralizou cerca de 50% da emissão de CO2 nas fábricas do Rio de Janeiro e de São Paulo, comparado ao ano de 2019. Em 2022, a Michelin investiu na mesma iniciativa para a fábrica do Amazonas e Usinas de Beneficiamento de borracha natural do Espírito Santo e da Bahia. Até 2050, o pilar de sustentabilidade do Grupo Michelin pretende alcançar 100% da neutralidade de carbono.
Indicadores de sustentabilidade
Para a indústria, essa certificação é uma contribuição importante para alavancar os indicadores de sustentabilidade das unidades fabris. “Estamos muito satisfeitos com o atingimento de uma das metas definidas antes do prazo estipulado pelo Grupo (2030). Esse primeiro grande passo nos deixa mais otimistas para conquistar cada vez mais a maturidade ambiental. Traçamos um caminho para sermos líderes nesse tipo de iniciativa com a perenização da compra de energia renovável”, afirma Feliciano Almeida, CEO da Michelin América do Sul.
A Michelin já possui 100% de energia elétrica renovável contratada até 2023 e 80% da energia necessária para 2024 e 2025. Os contratos foram assinados com as empresas ENGIE, ENEL e CEMIG, para o fornecimento até 2025.
Certificados REC e a liderança da Cemig
Os I-RECs são certificados que comprovam que a energia produzida e consumida é de origem renovável, incentivando a implantação de usinas de energia limpa. Possibilitando o rastreio da origem da energia, os compradores mostram que estão de acordo com as melhores práticas da agenda ESG.
Líder no Mercado Livre de Energia desde 2005, a Cemig integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) do B3. Desde a criação desses índices, a Cemig conta um parque gerador composto por 100% de energia renovável e está investindo ainda mais na produção de energia limpa.
Nos próximos quatro anos, a empresa destinará recursos da ordem de R$5 bilhões para o crescimento em geração, especialmente em projetos eólicos e solares, com o objetivo de adicionar cerca de 1 GW em seu parque gerador.
Para incrementar seu portifólio de oferta de energia, a Cemig também vem realizando leilões de longa duração para compra de energia de fontes alternativas. Sintonizada com as necessidades dos clientes e atenta às questões relacionadas à sustentabilidade, a Companhia comercializa dois tipos de certificados de energia renovável, o Cemig REC, em total consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambientes e o I-REC, compatível com vários padrões internacionais de contabilidade de carbono.
Publicado em maio /2022