Medidores Inteligentes
O que são os medidores inteligentes?
Conectados à uma rede própria, segura e privada, os medidores inteligentes permitem que leituras, cortes e religamentos de energia sejam feitos de forma remota, sem necessidade de esperas ou deslocamento de técnicos.
Problemas que antes poderiam durar horas para serem resolvidos, levarão apenas alguns minutos. Isso porque com este sistema é possível identificar e responder com rapidez a situações que podem afetar as redes de distribuição e o fornecimento de energia, por exemplo, quedas de árvores
Os medidores inteligentes permitem ainda entender a demanda quase em tempo real, o que permitirá futuramente, que tanto você quanto a Cemig acompanhem o perfil de consumo energético de forma mais detalhada. Você poderá fazer um uso mais otimizado e econômicos, nós poderemos adaptar a geração de energia à demanda.
Os medidores inteligentes permitem que leituras, cortes e religamentos de energia sejam feitos de forma remota.
O que muda agora?
Leitura e Religação de forma remota
Acionamento automático da Cemig em caso de falta de energia
O que está por vir?
Facilidade no acompanhamento do seu consumo, pelo aplicativo cliente Cemig Cliente +
Permitirá que você acompanhe o perfil de consumo energético de forma mais detalhada.
O que continua igual?
Você não pagará nada por esta mudança
As datas de faturamento e vencimento da sua conta continuarão as mesmas
Calendário de Trocas
Veja o período de troca na sua região: (atualizado dia 11/05/2022)
Região: Belo Horizonte, Agência – São Luis
Data: A partir de 24 de maio 2022.
Região: Belo Horizonte, Agência Barreiro.
Data: A partir de 16 de maio 2022.
Região: Ibirité
Data: A partir de 10 de maio 2022.
Região: Belo Horizonte, Agência. Padre Eustáquio, São Vicente, Bairro Alípio de Melo.
Data: A partir de 28 de abril 2022.
Região: Belo Horizonte, Agência Pedro II
Data: A partir de 13 de abril 2022.
Região: Belo Horizonte, Agência Nova Suissa / Jd. América
Data: A partir de 03 de abril 2022.
Região: Contagem.
Data: A partir de 24 de março 2022.
Região: Betim.
Data: A partir de 03 de março 2022.
Região: Santa Luzia.
Data: A partir de 28 de janeiro 2022.
Região: Venda Nova.
Data: A partir de 29 de novembro 2021.
Região: Vespasiano.
Data: A partir de 19 de novembro 2021.
Região: Ribeirão das Neves.
Data: A partir de 04 de outubro 2021.
Perguntas Frequentes
Não. A troca do medidor e totalmente gratuita.
Sim. Não há mudanças na leitura nem no cálculo de sua conta de energia.
Não. Apenas será feita a troca do medidor que estiver instalado pelo novo medidor inteligente.
Fique tranquilo, a tarifa continua a mesma não haverá mudanças.
O padrão deverá ter livre acesso. Após a execução do serviço será deixado no local um documento informando a efetivação da troca do medidor, constando a identificação do consumidor, da unidade consumidora, o número do medidor retirado com a leitura, o número do medidor instalado com a leitura, os dados do executor e outras informações caso sejam necessárias.
Não se preocupe, há um monitoramento contínuo dos medidores onde é possível a detecção imediata de qualquer irregularidade na medição, seja falta de energia, falha técnica do equipamento, atos de vandalismo, rompimento de cabos ou furto do medidor, a Cemig detectará de imediato antes mesmo do cliente entrar em contato.
Sim, não haverá problemas, basta seguir os mesmos passos para adequação, homologação e instalação, conforme orienta o Manual de Geração Distribuída. Para mais informações, acesse aqui.
Sim, o medidor inteligente também possui o visor com a leitura no formato digital de fácil visualização.
Há alguma dúvida?
Entre em contato com a Cemig pelo 116 (0800 723 8007 para deficientes auditivos) ou envie uma mensagem para falecomacemig@com.br.