Faturas de baixo valor
A Cemig, em conformidade com a regulação vigente, pode emitir faturas consideradas “de baixo valor” sem o código de barras para pagamento. Os valores das faturas de baixo valor serão somados/acumulados às faturas dos meses seguintes (faturamentos subsequentes). Sobre essas contas que serão acumuladas à próxima fatura não são cobrados juros ou multas.
Ao receber uma fatura sem código de barras, o cliente tem o benefício de poder postergar o pagamento do valor relativo ao consumo de energia daquele mês, possibilitando uma melhor organização financeira sem nenhum custo.
A Cemig sempre disponibiliza o QRCode PIX em todas as faturas, independentemente do valor cobrado, dando a oportunidade de pagamento ao cliente por este meio, sem necessariamente gerar um acúmulo de valores na próxima conta. Assim, no caso de o cliente receber uma fatura sem o tradicional código de barras para pagamento, fica a seu critério o pagamento antecipado via QRCode PIX ou a opção pelo acúmulo desse valor à sua próxima conta.
E aqueles que quitarem as faturas por meio de PIX, ainda poderão participar da campanha “Cemig dá Aquela Força”, registrando esse pagamento em https://sorteio.cemig.com.br/ O cliente que recebe a fatura de baixo valor, somente com o código PIX para pagamento, tem as seguintes opções apresentadas, todas sem custo:
-
- Realizar o pagamento de forma imediata usando o QR Code PIX (pelo aplicativo do banco, Terminais de Autoatendimento Bancário ou até mesmo em Lotéricas – Para mais informações sobre pagamento por PIX, acesse cemig.com.br/pix) – Não é necessário possuir conta bancária, conta digital ou chave PIX vinculada à sua conta corrente para pagamento de QRCode PIX!.
- Aguardar receber a próxima fatura com código de barras para pagamento, que irá incluir os valores da fatura sem código de barras (sem juros ou multas);
- Solicitar ao atendimento Cemig a emissão de uma nova via com código de barras.
Observações importantes:
Os clientes com adesão ao débito automático têm suas contas debitadas, mesmo que sejam de baixo valor.
As faturas podem ser acumuladas por, no máximo, três ciclos de faturamento consecutivos.
Os critérios para o montante considerado como “baixo valor”, conforme a regulação vigente, são definidos pela Cemig.
Em caso de recusa do canal de atendimento bancário ou lotérico em realizar o recebimento por meio do Código PIX, denuncie: Caixa Econômica Federal (0800 512 6677) ou Banco Central (145).