A escassez de chuvas aumenta ainda mais o risco. Saiba como proceder!
Queimadas, uma hora voltam para você!
Queimadas, apesar de proibidas, ainda ocorrem em muitos locais do estado.
Sua ocorrência pode causar danos à rede elétrica, interromper a transmissão de energias para hospitais, residências e comércios, prejudicar a natureza e provocar graves acidentes.
Quando ocorrem danos a postes e cabos condutores, é necessária a substituição dos equipamentos, o que causa demora na religação e coloca em risco a vida e a segurança de milhares de pessoas.
A técnica de supervisão e controle do sistema elétrico da Cemig, Suellen Karine Braga Vieira, explica que grande parte dos focos de incêndio é causada por ação humana. “Por isso, a companhia procura reduzir os desligamentos provocados por queimadas que atingem o sistema elétrico alertando a população a respeito dos riscos e consequências dessa prática, que é mais comum nesta época do ano, caracterizada por baixa umidade e vegetação seca”, explica.
Ainda segundo Suellen Vieira, o aquecimento dos cabos e equipamentos da rede elétrica pode levar ao desligamento de linhas de transmissão, linhas de distribuição e subestações, bem como causar graves acidentes com pessoas que estão próximas a estas áreas.
“Um dos maiores desafios para as equipes de campo é chegar ao local da ocorrência para fazer o reparo. Normalmente, são locais de difícil acesso e em áreas muito amplas. Além disso, levar estruturas pesadas, como torres e postes, em áreas acidentadas torna ainda mais desafiadora a manutenção das redes prejudicadas pelas queimadas”, conta a especialista da Cemig.
Algumas medidas simples podem ser tomadas pela população para conter os riscos, como:
- Apagar com água o resto do fogo em acampamentos, para evitar que o vento leve as brasas para a mata;
- Não jogar pontas de cigarros acesas na estrada ou em áreas rurais;
- Não deixar garrafas plásticas ou de vidro expostas ao sol em áreas com vegetação porque essas podem criar focos de incêndio.
Crime previsto em lei
Além de deixar hospitais, comércios e escolas sem energia, realizar queimadas pode ser considerado crime e dar cadeia. De acordo com o art. 41 da Lei 9.605/98, provocar incêndio em mata ou floresta é tipificado como crime ambiental, que pode resultar em pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.
A Cemig lembra, ainda, que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais.
Sabendo da importância de unir esforços para combater as queimadas em todo o estado, a Cemig e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais estão juntos em uma campanha para conscientizar a população sobre o tema.
Em caso de incêndios, a Cemig (116) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser avisados o mais rápido possível.