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Conheça o programa Cemig Agro

Minas conta com o agro. E o agro pode contar com a energia da Cemig.

O Agronegócio é um dos propulsores da economia mineira, sendo essencial para a geração de riqueza e empregos para o estado. Quando o agronegócio cresce, Minas cresce junto. E a Cemig quer estar ao lado dos produtores rurais viabilizando crescimento. Em 2024, estão sendo investidos R$ 2,3 bilhões em melhorias voltadas para o Agro e cerca de R$ 11 bilhões até 2027.

O projeto Cemig Agro tem como propósito contribuir com a transição energética do segmento rural, aumentando a satisfação dos clientes, ampliando a oferta de energia de qualidade, reduzindo interrupções e tempo de atendimento.

 

Para alcançar esses resultados citamos alguns dos exemplos de ações que compõem essa iniciativa:

 

Novo canal de atendimento exclusivo para o produtor (0800 721 6600);

 

Inspeção em +140 mil km redes rurais e limpeza de +40 mil km de faixas de servidão;

 

Incremento da automatização da rede com a instalação de +3.000 religadores;

 

Mapeamento de demandas rurais e estabelecimento de plano de expansão do sistema elétrico;

 

Divulgação e Incentivo a projetos de inovação e eficiência energética para atendimento ao segmento rural;

 

Ampliação do número de equipes e bases de manutenção em todo o estado, reduzindo os tempos de deslocamento propiciando mais rapidez e agilidade na prestação dos serviços.

 

Cemig Agro – A energia que vem da terra

 

 

Tire as suas dúvidas:

 

Basta nos avisar em um dos canais de atendimento da Cemig que uma equipe irá se deslocar até o local o mais rápido possível.

Você pode informar a falta de energia pelo telefone exclusivo para o produtor rural: 0800 721 6600, pelo site Cemig, pelo Aplicativo Cemig  Atende,( disponível para Android e IOS). pelo WhatsApp (31) 3506-1160 e até por SMS. Para esse, basta mandar um torpedo para 29810 com a mensagem “estou sem luz” e seguir com os passos indicados.

 

 

Para atendimento a alguns casos de Conexão (ligação) nova, quando, por exemplo, a distância entre o ramal e o poste for superior a 30 metros; não existir rede construída no local; para empreendimentos habitacionais e Loteamentos e chacreamentos, é necessária obra para EXTENSÃO DA REDE.

A Cemig deve atender o cliente, gratuitamente, somente nos casos de fornecimento para unidade consumidora, localizada em propriedade ainda não atendida, cuja carga instalada seja menor ou igual a 50 kW (segundo Regulação Aneel vigente). Casos em que se encaixa ligação do primeiro ponto de unidade rural.

Para todos os outros casos, é necessário investimento financeiro por parte do cliente.

Você pode contratar a Cemig ou uma empreiteira legalmente habilitada pela Cemig, para execução da obra. A Cemig fornece o orçamento de forma gratuita.

E atenção!
Verifique, de acordo com atividade exercida e a finalidade da utilização da energia elétrica na unidade consumidora rural, ou seja, de acordo com as classes e subclasses do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), quais os documentos comprobatórios que precisam ser enviados. Consulte em: Cemig Atende > Dúvidas Frequentes > Cadastro Rural.

 

Caso a carga disponível para a sua unidade consumidora não atenda a demanda atual, é necessário solicitar o serviço Aumento de Carga. Para esse serviço, não é necessário a apresentação de documentos do imóvel. E, caso seja necessário realizar obras para o atendimento, as regras são as mesmas para Extensão de rede.

O pedido para os dois serviços pode ser feito na Agência Virtual atende.cemig.com.br, nas Agências ou Postos de Atendimento Cemig.

E atenção!
– A Declaração Descritiva de Carga ou Formulário para Elaboração do Orçamento de Conexão é um documento que contém as informações sobre a quantidade e potência dos equipamentos elétricos existentes no imóvel, considerados os critérios das Normas de Distribuição, imprescindível para solicitação do serviço.

 

Se você identificar que está acontecendo Variação de Tensão na sua unidade consumidora, seja Tensão Elevada, Tensão Baixa ou Tensão Oscilante, você pode pedir à Cemig que faça uma avaliação na sua rede. Você pode entrar em contato pela Agência Virtual ou telefone. É importante que você informe os horários em que ocorre e a frequência da ocorrência. A Cemig irá monitorar a tensão e dará retorno em até 30 dias.

 

E como garantir que sua conta venha com o valor certinho do consumido no mês? Seguindo a Regulação atual da Aneel, nos imóveis localizado na área rural, a visita do leiturista ocorre a cada 3 meses e nos meses sem previsão de leitura a cobrança é feita pela média dos consumos anteriores (estimativa).

Para evitar a cobrança por média, informe a leitura por meio de: telefone 0800 721 6600, pela Agência Virtual no site Cemig , pelo Aplicativo Cemig  Atende,( disponível para Android e IOS). pelo WhatsApp (31) 3506-1160 e até por SMS para o número 29810.

Nos casos de o medidor de energia estiver instalado dentro do imóvel e o leiturista não tiver acesso, é importante também informar a leitura para possível suspensão de fornecimento após o terceiro mês consecutivo de impedimento.

Como fazer isso:  Observe a data da próxima leitura, disponível na conta de luz do mês atual e realize a leitura entre três e cinco dias antes da data informada. Anote os números registrados no medidor. Nos medidores com ponteiro, se o ponteiro estiver entre dois números, anote o que for menor.

 

E mais uma dica: Não fique desatualizado e mantenha-se conectado! Atualize seus dados de contato como telefone e e-mail. Se você não é o titular da conta de energia, solicite a alteração de titularidade para quem é o responsável atual. Assim, tudo fica certinho. E para tornar sua vida ainda mais prática, solicite o recebimento da sua conta de energia por e-mail. É mais comodidade para você e respeito ao meio ambiente.

Saiba por que é importante manter seu cadastro atualizado:

Evita falsificações e fraudes
Possibilita a 2ª via de fatura
Agiliza o recebimento de documentações e avisos
Facilita a solicitação de benefícios tarifários e muitos outros serviços

Atualize seus dados de contato e documentação no Aplicativo Cemig  Atende,( disponível para Android e IOS).  ou no site Cemig Basta clicar em “atualizar cadastro” e seguir as instruções.