Informar leitura
Em alguns momentos, é possível que você mesmo faça a leitura da sua conta de energia. Isso se chama auto-leitura. Confira como e quando fazer.
Confira mais uma dica do Cemig Atende:
QUANDO INFORMAR A LEITURA:
- Se o seu imóvel estiver localizado na área rural, recomendamos que você informe a leitura mensalmente através dos canais disponíveis.Na área rural a visita do leiturista ocorre a cada 3 meses e nos meses sem previsão de leitura a cobrança é feita pela média dos consumos anteriores.
- Se o medidor de energia estiver instalado dentro do imóvel e o leiturista não tiver acesso, informe a leitura para evitar faturamento por estimativa e possível suspensão de fornecimento após o terceiro mês consecutivo de impedimento.
COMO INFORMAR A LEITURA:
Observe a data da próxima leitura, disponível na conta de luz do mês atual e realize a leitura entre três e cinco dias antes da data informada. Clique aqui para identificar o campo “próxima leitura” da sua conta de energia.
Anote os números registrados no medidor. Nos medidores com ponteiro, se o ponteiro estiver entre dois números, anote o que for menor.
Confira abaixo os canais para enviar a autoleitura:
- Acesse o site e, após fazer o login, escolha a opção “Informar leitura”.
- Em seguida, digite a leitura anotada e clique em ENVIAR.
Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.
- Após fazer o login no app, escolha a opção “Informar leitura”.
- Em seguida, digite a leitura anotada e clique em ENVIAR.
Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.
- Envie uma mensagem para o número (31) 3506-1160.
- Digite “Informar leitura”.
- Em seguida, informe o número do CPF do titular (ou CNPJ, para empresas) e o número da instalação (que consta em sua conta).
- Digite a leitura conforme instruções.
- Busque o @cemigbot no app e clique em COMEÇAR.
- Digite “Informar leitura”.
- Em seguida, informe o número do CPF do titular (ou CNPJ, para empresas) e o número da instalação (que consta em sua conta).
- Digite a leitura conforme instruções.
- Em nosso site, clique no canal @cemigbot (web) disponível em todas as páginas.
- Digite “Informar leitura”.
- Em seguida, informe o número do CPF do titular (ou CNPJ, para empresas) e o número da instalação (que consta em sua conta).
- Digite a leitura conforme instruções.
- No atendimento automático, diga “informar leitura”.
- O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas).
- Após a identificação, digite no teclado do telefone a leitura, conforme instruções.
- Envie um torpedo para 29810.
- O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas).
- Envie a numeração sem pontuações e, após a resposta automática, escolha a opção 2 (Leitura).
- Após a resposta, digite a leitura anotada e envie.