Fatura Média Tensão
Conta Média Tensão
Entenda a sua fatura de energia:
este número deve ser utilizado para o cliente se identificar ao entrar em contato com a Cemig, através de seus diversos canais.
este número identifica a qual instalação, o endereço e o local.
Indica em qual modalidade tarifária (THS azul ou verde) a instalação está enquadrada e em qual grupo.
Indica o intervalo de leitura que possibilita a identificação da quantidade de dias e o período no quaI a energia foi utilizada.
Indica a diferença entre o valor da demanda contratada em relação a demanda registrada Esse valor é faturado sem a aplicação de impostos.
Indica que a demanda registrada ultrapassou o limite de 5 da contratada Essa diferença é faturada como tarifa de ultrapassagem (duas vezes maior que a tarifa normal)
Indica o valor registrado da demanda consumida utilizada no horário de fora ponta.
Indica o valor registrado da demanda de injeção
A unidade consumidora do grupo A da classe rural e a reconhecida como sazonal deve pagar demandas complementares se não registrarem por posto tarifário, a cada 12 ciclos de faturamento, no mínimo três demandas faturadas maiores ou iguais às contratadas.
Indica o intervalo de leitura que possibilita a identificação da quantidade de dias e o período no quaI a energia foi utilizada.
indica a diferença entre o valor da demanda contratada em relação a demanda registrada Esse valor é faturado sem a aplicação de impostos.
Indica que a demanda registrada ultrapassou o limite de 5 da contratada Essa diferença é faturada como tarifa de ultrapassagem (duas vezes maior que a tarifa normal)
Indica o valor registrado da demanda consumida utilizada no horário de fora ponta.
Indica o valor registrado da demanda de injeção
A unidade consumidora do grupo A da classe rural e a reconhecida como sazonal deve pagar demandas complementares se não registrarem por posto tarifário, a cada 12 ciclos de faturamento, no mínimo três demandas faturadas maiores ou iguais às
contratadas.
Indica o valor faturado de energia no horário de fora ponta Esse valor é acrescido das perdas de transformação para subestações do tipo 1 O valor é obtido através da diferença das leituras de kWh HFP (item 28 multiplicado pela constante de faturamento de kWh (item 36)
Indica o valor registrado da energia injetada pela usina geradora local no horário de ponta somado ao recebimento de outras usinas através do sistema de
compensação sendo abatida na energia compensada HP (item 18 O valor é obtido através da diferença das leituras de kWh HP (item 29 multiplicado pela constante de faturamento de kWh. (item 36)
Indica o valor registrado da energia injetada pela usina geradora local no horário reservado somado ao recebimento de outras usinas através do sistema de compensação sendo abatida na energia compensada HR (item 19 O valor é obtido através da
diferença das leituras de kWh HFP (item 30 multiplicado pela constante de faturamento de kWh
(item 36).
Indica o valor faturado de energia no horário de ponta Esse valor é acrescido das perdas de transformação para subestações do tipo 1 O valor é obtido através da diferença das leituras de kWh HP (item 29 multiplicado pela constante de faturamento de kWh item 36).
Indica o valor faturado de energia no horário reservado (entre 21 30 hrs e 06 00 hrs) Esse valor é acrescido das perdas de transformação para subestações do tipo 1 O valor é obtido através da diferença das leituras de kWh HR (item 30 multiplicado pela constante de faturamento de kWh (item 36
indica o valor registrado da energia injetada pela usina geradora local no horário de fora ponta somado ao recebimento de outras usinas através do sistema de compensação sendo abatida na energia compensada HFP (item 17 O valor é obtido através da diferença das leituras de kWh HFP (item 28 multiplicado pela constante de faturamento de kWh
(item 36).
Indica o valor faturado de demanda reativa nos HFP e HP Esse valor aparece quando as DMCRs superarem as demandas faturadas É obtida através da diferença das DMCR e das demandas faturadas É acrescido das perdas de transformação para subestações do tipo 1 No Demonstrativo de Grandezas são indicados os valores de demanda reativa registrada UFER (itens 28 29 e 30)
Indica o valor faturado de energia reativa no horário de fora ponta Esse valor é registrado quando o fator de potência é menor que 0 92 O valor é obtido através da diferença das leituras de kVArh HFP (item 28 multiplicado pela constante de faturamento de kWh (item 36)
Indica o valor da energia compensada em relação a energia injetada kWh HFP (item 14 no horário de fora ponta.
indica o valor da energia compensada em relação a energia injetada kWh HP (item 10 no horário de ponta.
indica o valor da energia compensada em relação a energia injetada kWh HR (item 11 no horário reservado).
Indica o valor do desconto aplicado na energia ativa HR consumida.
Os percentuais do desconto variam conforme região.
Indica a demanda contratada ativa e disponibilizada pela Cemig no ponto de conexão Na tarifa azul são contratadas duas demandas.
Indica o histórico dos últimos 13 meses das demandas e consumos registrados de acordo com o posto horário. Informação relevante para análise da demanda contratada.
Indica o saldo acumulado de geração de acordo com o posto horário
Informa o nome e o e mail do agente de relacionamento para informações e serviços,
as cores das Bandeiras ( amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade definidas pelo governo federal.
Informa qual intervalo do horário de ponta.
Informa os dias que não há cobrança de Energia Ativa HP em kWh (item 12
São indicados os valores referentes as grandezas elétricas registradas no horário de fora
ponta ( A diferença das leituras multiplicado pelas constantes de faturamento resultam nos
valores cobrados na fatura.
São indicados os valores referentes as grandezas elétricas registradas no horário de
ponta ( A diferença das leituras multiplicado pelas constantes de faturamento resultam nos
valores cobrados na fatura.
São indicados os valores referentes as grandezas elétricas registradas no horário reservado ( A diferença das leituras multiplicado pelas constantes de faturamento resultam nos valores cobrados na fatura.
Indica o valor de DMCR nos HFP, HP e HR São
calculadas através das diferenças de leituras de DMCR (itens 28 29 e 30 multiplicado pela
constante de faturamento de kWh (item 36 Prevalece o maior registro
Indica o valor registrado da demanda utilizada no horário de ponta.
Indica o valor registrado da energia injetada pela usina geradora local no horário de fora ponta.
Indica os fatores de carga nos HFP e HP
Indica a constante de faturamento a ser multiplicada pela leitura.
Essa constante é obtida através dos equipamentos auxiliares de proteção (transformadores de
potencial e corrente)
Para subestações do tipo 1 onde o transformador de potência está localizado eletricamente antes da medição de energia é considerado um acréscimo de 2,5% referente a perdas por transformação nas grandezas kW, kWh e kVAr.