APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Fatura Média Tensão

Conta Média Tensão

Entenda a sua fatura de energia:

este número deve ser utilizado para o cliente se identificar ao entrar em contato com a Cemig, através de seus diversos canais.

este número identifica a qual instalação, o endereço e o local.

Indica em qual modalidade tarifária (THS azul ou verde) a instalação está enquadrada e em qual grupo.

Indica o intervalo de leitura que possibilita a identificação da quantidade de dias e o período no quaI a energia foi utilizada.

Indica a diferença entre o valor da demanda contratada em relação a demanda registrada Esse valor é faturado sem a aplicação de impostos.

Indica que a demanda registrada ultrapassou o limite de 5 da contratada Essa diferença é faturada como tarifa de ultrapassagem (duas vezes maior que a tarifa normal)

Indica o valor registrado da demanda consumida utilizada no horário de fora ponta.

Indica o valor registrado da demanda de injeção

A unidade consumidora do grupo A da classe rural e a reconhecida como sazonal deve pagar demandas complementares se não registrarem por posto tarifário, a cada 12 ciclos de faturamento, no mínimo três demandas faturadas maiores ou iguais às contratadas.

Indica o intervalo de leitura que possibilita a identificação da quantidade de dias e o período no quaI a energia foi utilizada.

indica a diferença entre o valor da demanda contratada em relação a demanda registrada Esse valor é faturado sem a aplicação de impostos.

Indica que a demanda registrada ultrapassou o limite de 5 da contratada Essa diferença é faturada como tarifa de ultrapassagem (duas vezes maior que a tarifa normal)

Indica o valor registrado da demanda consumida utilizada no horário de fora ponta.

Indica o valor registrado da demanda de injeção

A unidade consumidora do grupo A da classe rural e a reconhecida como sazonal deve pagar demandas complementares se não registrarem por posto tarifário, a cada 12 ciclos de faturamento, no mínimo três demandas faturadas maiores ou iguais às
contratadas.

Indica o valor faturado de energia no horário de fora ponta Esse valor é acrescido das perdas de transformação para subestações do tipo 1 O valor é obtido através da diferença das leituras de kWh HFP (item 28 multiplicado pela constante de faturamento de kWh (item 36)

Indica o valor registrado da energia injetada pela usina geradora local no horário de ponta somado ao recebimento de outras usinas através do sistema de
compensação sendo abatida na energia compensada HP (item 18 O valor é obtido através da diferença das leituras de kWh HP (item 29 multiplicado pela constante de faturamento de kWh. (item 36)

Indica o valor registrado da energia injetada pela usina geradora local no horário reservado somado ao recebimento de outras usinas através do sistema de compensação sendo abatida na energia compensada HR (item 19 O valor é obtido através da
diferença das leituras de kWh HFP (item 30 multiplicado pela constante de faturamento de kWh
(item 36).

Indica o valor faturado de energia no horário de ponta Esse valor é acrescido das perdas de transformação para subestações do tipo 1 O valor é obtido através da diferença das leituras de kWh HP (item 29 multiplicado pela constante de faturamento de kWh item 36).

Indica o valor faturado de energia no horário reservado (entre 21 30 hrs e 06 00 hrs) Esse valor é acrescido das perdas de transformação para subestações do tipo 1 O valor é obtido através da diferença das leituras de kWh HR (item 30 multiplicado pela constante de faturamento de kWh (item 36

indica o valor registrado da energia injetada pela usina geradora local no horário de fora ponta somado ao recebimento de outras usinas através do sistema de compensação sendo abatida na energia compensada HFP (item 17 O valor é obtido através da diferença das leituras de kWh HFP (item 28 multiplicado pela constante de faturamento de kWh
(item 36).

Indica o valor faturado de demanda reativa nos HFP e HP Esse valor aparece quando as DMCRs superarem as demandas faturadas É obtida através da diferença das DMCR e das demandas faturadas É acrescido das perdas de transformação para subestações do tipo 1 No Demonstrativo de Grandezas são indicados os valores de demanda reativa registrada UFER (itens 28 29 e 30)

Indica o valor faturado de energia reativa no horário de fora ponta Esse valor é registrado quando o fator de potência é menor que 0 92 O valor é obtido através da diferença das leituras de kVArh HFP (item 28 multiplicado pela constante de faturamento de kWh (item 36)

Indica o valor da energia compensada em relação a energia injetada kWh HFP (item 14 no horário de fora ponta.

indica o valor da energia compensada em relação a energia injetada kWh HP (item 10 no horário de ponta.

indica o valor da energia compensada em relação a energia injetada kWh HR (item 11 no horário reservado).

Indica o valor do desconto aplicado na energia ativa HR consumida.

Os percentuais do desconto variam conforme região.

Indica a demanda contratada ativa e disponibilizada pela Cemig no ponto de conexão Na tarifa azul são contratadas duas demandas.

Indica o histórico dos últimos 13 meses das demandas e consumos registrados de acordo com o posto horário. Informação relevante para análise da demanda contratada.

Indica o saldo acumulado de geração de acordo com o posto horário

Informa o nome e o e mail do agente de relacionamento para informações e serviços,

as cores das Bandeiras ( amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade definidas pelo governo federal.

Informa qual intervalo do horário de ponta.

Informa os dias que não há cobrança de Energia Ativa HP em kWh (item 12

São indicados os valores referentes as grandezas elétricas registradas no horário de fora
ponta ( A diferença das leituras multiplicado pelas constantes de faturamento resultam nos
valores cobrados na fatura.

São indicados os valores referentes as grandezas elétricas registradas no horário de
ponta ( A diferença das leituras multiplicado pelas constantes de faturamento resultam nos
valores cobrados na fatura.

São indicados os valores referentes as grandezas elétricas registradas no horário reservado ( A diferença das leituras multiplicado pelas constantes de faturamento resultam nos valores cobrados na fatura.

Indica o valor de DMCR nos HFP, HP e HR São
calculadas através das diferenças de leituras de DMCR (itens 28 29 e 30 multiplicado pela
constante de faturamento de kWh (item 36 Prevalece o maior registro

Indica o valor registrado da demanda utilizada no horário de ponta.

Indica o valor registrado da energia injetada pela usina geradora local no horário de fora ponta.

Indica os fatores de carga nos HFP e HP

Indica a constante de faturamento a ser multiplicada pela leitura.

Essa constante é obtida através dos equipamentos auxiliares de proteção (transformadores de
potencial e corrente)

Para subestações do tipo 1 onde o transformador de potência está localizado eletricamente antes da medição de energia é considerado um acréscimo de 2,5% referente a perdas por transformação nas grandezas kW, kWh e kVAr.

Fatura para clie​ntes atendidos em média tensão

Passe o mouse sobre a fatura para entender o significado de cada campo
Número que identifica a instalação/unidade consumidora (imóvel). Poderá ser utilizado em qualquer contato eletrônico com a Cemig, visando facilitar e agilizar o atendimento. Indica o intervalo de leitura, isto é, o número de dias e o período. Nesse caso, a leitura considerou 30 dias de consumo e o período da amostra foi de 01/04 à 01/05. Data de emissão da Nota Fiscal/Conta de Energia. Telefones para contato (Ouvidoria) com o órgão regulador do setor elétrico - ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Ouvidoria Cemig. Demonstra o valor (R$) resultante ao ICMS incidente sobre a Nota Fiscal/Conta de Energia. O imposto é repassado integralmente ao Governo do Estado. Demonstra o valor (R$) incidente sobre a Nota Fiscal/Conta de Energia destinado ao PIS/PASEP (Programa de Integração Social). A contribuição é repassada ao Governo Federal e sua alíquota é definida a partir do faturamento da Cemig, portanto é variável a cada mês. Valor total da fatura, contemplando todas as parcelas que a compõem (valor do fornecimento, ICMS, contribuição de Iluminação Pública da Prefeitura Municipal, multa por atraso no pagamento, taxa de serviços, bandeiras tarifárias, entre outros). Data de vencimento da Nota Fiscal/Conta de Energia. Esta data é definida pela Cemig. Porém, o consumidor poderá optar por outras datas, fazendo contato com a Cemig. Data de vencimento da Nota Fiscal/Conta de Energia. Esta data é definida pela Cemig. Porém, o consumidor poderá optar por outras datas, fazendo contato com a Cemig. Informações referentes à Instalação/Unidade Consumidora (imóvel), tais como: Nome do Cliente, Endereço da Instalação (Unidade Consumidora), CNPJ/CPF e Inscrição Estadual.  Código individual e único referente àquele que possui algum tipo de relacionamento com a Cemig, seja pessoa física ou jurídica. Deverá ser utilizado em qualquer contato com a Cemig, visando facilitar e agilizar o atendimento. Sistema tarifário que tem como finalidade sinalizar aos consumidores os custos atuais da geração de energia elétrica, sendo:<p align=left>Verde - Condições favoráveis de geração de energia.<br>Amarela - Geração de energia um pouco mais cara.<br>Vermelha - Maior custo de geração de energia.</p> Apresenta a quantidade total de energia consumida no mês e a quantidade de energia injetada por posto tarifário (Horário de ponta, horário fora de ponta e horário noturno, quando existente). Apresenta uma evolução comparativa do consumo de energia elétrica (kWh), média diária de consumo (kWh/Dia), e o período (em dias) entre os intervalos de leitura dos últimos 13 ciclos/meses de faturamento. Valor total da fatura, contemplando todas as parcelas que a compõem (valor do fornecimento, ICMS, contribuição de Iluminação Pública da Prefeitura Municipal, multa por atraso no pagamento, bandeira tarifária, taxa de serviços e outros). Código-referência utilizado para lançamento automático do valor integral da fatura na conta corrente de destinação. Mês e ano de referência da Nota Fiscal/Conta de Energia. Demonstra o valor (R$) incidente sobre a Nota Fiscal/Conta de Energia destinado ao COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). A contribuição é repassada ao Governo Federal e sua alíquota é definida a partir do faturamento da Cemig, portanto é variável a cada mês. Subdivisões da classe. Data prevista para próxima leitura. Identifica a classificação da unidade consumidora e o tipo de ligação, sendo:<p align=left>- <strong>Classificação</strong>: 'Residencial','Comercial', 'Industrial', 'Rural', 'Poder Público' ou 'Serviço Público'.</p><p align=left>-<strong> Tipo de Ligação</strong>: 'Monofásico','Bifásico' ou 'Trifásico'.</p> Número que identifica a instalação/unidade consumidora (imóvel). Poderá ser utilizado em qualquer contato eletrônico com a Cemig, visando facilitar e agilizar o atendimento. Campo destinado à publicação de informações e mensagens aos clientes relativas a Nota Fiscal/Conta de Energia, à questões regulatórias ou mensagens institucionais.