APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig está substituindo medidores de energia obsoletos

Serviço é gratuito e visa trocar medidores antigos por equipamentos mais modernos e tecnológicos

A Cemig busca otimizar seus equipamentos e vem renovando o seu parque de medição, substituindo medidores de energia antigos e obsoletos por equipamentos mais modernos, tecnológicos e que apresentam maior exatidão. Equipes da Companhia estão visitando unidades consumidoras em Minas Gerais para realização da substituição, cujo serviço é gratuito para o cliente.

A substituição dos medidores está amparada pelo artigo 228 da resolução Aneel 1000, de 07/12/2021, que prevê que a distribuidora “é responsável por instalar, operar, manter e arcar com a responsabilidade técnica e financeira dos medidores e demais equipamentos de medição para fins de faturamento em unidade consumidora e em distribuidora a ela conectada”.

Uma das principais vantagens é que o novo medidor traz mais segurança na obtenção dos dados e agilidade aos leituristas na coleta de dados para o faturamento. Para o cliente, o equipamento moderno oferece mais facilidade no acompanhamento do consumo mensal.

Fique atento

Para que a Cemig possa realizar este trabalho, é importante que o cliente libere o acesso dos técnicos da companhia ao medidor em sua residência. No entanto, a Cemig destaca que os clientes devem sempre estar atentos: apesar do objetivo de a empresa ser modernizar o processo de leitura e facilitar o acompanhamento pelos consumidores, estelionatários podem se aproveitar dessa ação de troca dos medidores e tentar aplicar golpes alegando estar realizando este tipo de serviço, mas com o intuito de entrar nas casas utilizando o nome da companhia.

A Cemig alerta que nenhum colaborador da empresa está autorizado a cobrar por esse tipo de serviço ou solicitar qualquer documento ou dados bancários. A empresa recomenda que o morador exija sempre a identificação daqueles que se apresentam em nome da companhia.

Todos os funcionários da Cemig ou de empreiteiras a serviço da companhia usam crachá de identificação e uniforme, além de veículo caracterizado como “A serviço da Cemig”. Também vale destacar que os clientes cujos medidores serão trocados podem entrar em contato com a companhia pelo telefone 116 para confirmar a legitimidade do serviço.