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Cemig e Defensoria Pública celebram acordo para atuação junto aos assistidos pelo órgão

Documento também prevê a participação anual da Cemig em mutirões e projetos itinerantes

25/02/25

A Cemig e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de atender e estimular soluções aos clientes que são assistidos pelo referido órgão público.

A iniciativa prevê um canal de comunicação direto na empresa para o recebimento das solicitações advindas da DPMG na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O documento foi formalizado na última sexta-feira (21/02) em uma agenda na sede da Cemig.

A DPMG atende e representa os cidadãos em situação de vulnerabilidade, prestando assistência jurídica gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. Desta forma, a parceria busca promover a solução extrajudicial de demandas por meio da conciliação e mediação, em especial aos mais necessitados. Futuramente, outras unidades do interior poderão ser avaliadas e incluídas no projeto.

Para o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, a iniciativa é mais uma demonstração da atuação da empresa na busca constante pela melhoria do atendimento ao cliente da companhia. De acordo com ele, o compromisso da empresa, a partir da implementação do acordo, será proporcionar resolutividade às demandas dos assistidos pela Defensoria Pública, buscando a satisfação do consumidor.

“A Cemig faz hoje o maior plano de investimentos da sua história. São investimentos em todas as áreas de atuação. Mas o nosso objetivo é trazer os equipamentos mais modernos e toda a tecnologia para o nosso sistema elétrico de forma alinhada à melhoria do atendimento a cada um dos nossos clientes. O que essa parceria nos traz é a possibilidade de termos um meio de buscar solucionar situações de forma mais célere, sem a necessidade da judicialização”, enfatizou.

A defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, falou sobre o permanente trabalho da instituição para a solução de demandas de natureza extrajudicial e destacou a importância da assinatura para toda a sociedade.

“Trabalhamos para levar o direito aos nossos assistidos. Para renegociar as dívidas, para fazer com que eles tenham acesso ao fornecimento de energia e que eles sejam consumidores adimplentes e conscientes das suas obrigações, dos seus direitos e deveres. Para nós é uma alegria estar aqui hoje e ver que a Cemig tem a consciência e a sensibilidade de ter um tratamento diferenciado aos cidadãos em situação de vulnerabilidade”, ressaltou.

Além do presidente da Cemig e da defensora pública-geral do Estado, participaram da agenda a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG, Michelle Glaeser, a coordenadora estadual dos Centros de Conciliação e Mediação da DPMG, Paula Regina Fonte, e a defensora pública Ana Luíza Bracarense. Pela Cemig estavam a vice-presidente Jurídica, Cristiana Fortini, o vice-presidente de Distribuição, Marney Antunes, a superintendente de Relacionamento com Clientes da Distribuição, Luciene Rezende, a superintendente Jurídica de Governança Corporativa da Cemig, Virginia Kirchmeyer Vieira, e o gerente Jurídico de Redução de Litigiosidade, Pablo de Paula.

Mutirão e Ações itinerantes

Além da formalização de um canal de comunicação direto, o acordo prevê a participação da Cemig em um mutirão anual específico e convites para ações itinerantes realizadas pela Defensoria Pública de Minas Gerais nas diferentes regiões do estado, além da avaliação de projetos pilotos em cooperação. A parceria firmada pela Cemig com a DPMG reforça a cultura de foco no cliente e a busca contínua pela satisfação dos consumidores, levando mais informações, esclarecimentos e conciliação.

Imagem de uma reunião entre o presidente da Cemig e a Defensoria Pública de Minas Gerais
Crédito das fotos: Cemig/Divulgação

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