APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Programa de voluntariado da Cemig beneficia cerca de 800 pessoas durante o Dia V

Ação, realizada em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, atende moradores da região do Isidoro, em BH, e de outras cidades de Minas 

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, voluntários do grupo Cemig estiveram presentes na Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, na Vila Zilah Sposito, em Belo Horizonte, para mais uma edição do Dia V. A unidade escolar esteve de portas abertas, no último final de semana, e recebeu os integrantes do programa de voluntariado da Companhia. No lugar dos tradicionais conteúdos escolares, as salas de aula e o pátio da unidade serviram de espaço para a realização de uma série de atividades, beneficiando cerca de 800 moradores da região do Isidoro, na capital mineira.

A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, ressaltou o trabalho social executado e o compromisso da Companhia no desenvolvimento de iniciativas como essa. “O programa de voluntariado da Cemig integra as práticas de promoção ESG realizadas pela empresa. Anualmente, várias ações nessa perspectiva são feitas, e o Dia V é uma delas. A finalidade do programa é estimular e difundir a solidariedade e o trabalho voluntário entre os colaboradores, de maneira a potencializar as ações de cidadania participativa e de transformação social”.

Ela realçou, também, o comprometimento e o envolvimento das equipes da Cemig e dos parceiros com o programa. “É muito gratificante ver o empenho e o trabalho de todos os colaboradores com essa ação. Cerca de 90 voluntários atuaram no Dia V, beneficiando, aproximadamente, 800 pessoas. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o número de atendidos nos próximos anos”, destacou.

 

Serviços e atividades 

O Dia V foi uma realização da Cemig e das empresas do grupo, como Cemig SIM, Gasmig, Cemig Saúde e Forluz, com o apoio de vários parceiros na capital e no interior. Voltada para a mobilização e incentivo ao desenvolvimento de ações solidárias, a iniciativa ofereceu, neste ano, serviços de beleza, atendimento de saúde e jurídico, práticas de lazer voltadas para as crianças, além de outras atividades. Entre os muitos serviços que foram oferecidos estavam corte de cabelo, barbearia, esmaltação e confecção de tranças. Além disso, o evento teve oficina de colorir, brinquedos e distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças.

No atendimento voltado para a saúde, os presentes contaram com atendimento oftalmológico, aferição de pressão e glicemia, orientações e cuidados com a saúde bucal. O evento também ofereceu bazar solidário, oficina de educação ambiental e doação de mudas, orientação para construção de currículo, orientações de segurança com a rede elétrica, troca de lâmpadas antigas por lâmpadas de LED e informações sobre o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), entre outros.

A moradora da ocupação Rosa Leão, Charlene Cristiane, agradeceu a realização da iniciativa e enfatizou a ajuda que a ação proporcionou à população da região. “Vocês não têm noção do quanto isso é importante. Você vê o sorriso das crianças. Os moradores se sentindo participantes e pertencentes à cidade de Belo Horizonte como cidadãos. Que tenhamos mais eventos assim. O povo precisa disso”, afirmou.

O gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão, enfatizou o impacto positivo da experiência e falou da alegria em participar desse momento: “O nosso objetivo com essa ação foi proporcionar aos moradores das ocupações Rosa Leão e Helena Greco acesso a um conjunto de atividades que poderiam contribuir de alguma forma para a melhoria da qualidade de vida deles. Foi uma oportunidade única que nos permitiu doar algumas horas do nosso tempo e participar dessa mobilização social. No final, todos nós somos beneficiados com essa prática”.

 

Dia V Cemig no interior

Além do trabalho desenvolvido na capital mineira, voluntários da Cemig também se mobilizaram e realizaram ações em cidades de diferentes regiões do estado, em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado. Uma campanha arrecadou fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal que estão sendo doados aos idosos assistidos em lares de longa permanência de municípios como Pouso Alegre, Montes Claros e Divinópolis. Em Varginha, no Sul de Minas, a entrega dos materiais será feita, nesta quinta-feira (31/08), no Lar São Vicente de Paulo.

 

Programa de Voluntariado Cemig 

O voluntariado empresarial é uma iniciativa de responsabilidade social das empresas que visa incentivar e apoiar ações voluntárias de seus profissionais em benefício da sociedade. Nesse contexto, a Cemig conta com o Programa Você – Voluntariado Cemig, que engloba diversas iniciativas que buscam promover o envolvimento dos seus colaboradores com esse propósito, de maneira a proporcionar o desenvolvimento humano e contribuir com o bem-estar das comunidades onde atua. O “Dia V” é uma dessas atividades que fazem parte do programa. Desde 2001, essa ação ocorre em comemoração do Dia Nacional do Voluntariado, sempre no último domingo do mês de agosto.

Crédito da foto: Cemig Divulgação

Marcas Cemig