Parceria entre Cemig e TRE/MG vai modernizar iluminação de prédios administrativos do Tribunal
Iniciativa permitirá investimentos na substituição de lâmpadas por luminárias de LED, gerando eficiência e economia no uso da energia
Com o objetivo de modernizar a iluminação interna dos prédios administrativos do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), localizados em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Cemig e o órgão assinaram, na manhã desta sexta-feira (10/06), uma parceria que promoverá a substituição de lâmpadas por luminárias de LED, que são mais eficientes e modernas. O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, e o presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, participaram da solenidade, além de outros servidores do Tribunal e funcionários da Companhia.
Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), a Cemig promoverá a troca de cerca de seis mil lâmpadas por outras mais modernas, eficientes e sustentáveis nas edificações, e a previsão é de que ação gere uma economia de energia estimada em 285 MWh por ano.
O diretor-presidente da Cemig lembrou o trabalho conjunto entre a Cemig e o TRE/MG, durante os meses anteriores e no dia da realização das eleições no estado, e ressaltou a formalização de mais uma parceria em benefício dos mineiros. “As ações da eficiência energética em execução pela Cemig, entre elas essa nova parceria aqui hoje firmada, estão muito alinhadas à proposta da Companhia que é a de investir em Minas Gerais. De que a Cemig seja uma empresa mineira e que melhore a qualidade de vida dos mineiros e das mineiras”, afirmou Reynaldo Passanezi.
O executivo também realçou a importância do PEE, o compromisso da iniciativa com a sustentabilidade e com a responsabilidade social. “Ações dessa natureza buscam conscientizar os consumidores, clientes e a população de uma forma geral sobre o uso correto, seguro, sustentável e eficiente da energia elétrica e, também, fazem despertar a atenção para a necessidade de adoção de práticas que reduzam e eliminem o desperdício desse recurso”, comentou.
O presidente do TRE/MG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, ressaltou a união de esforços de toda a equipe do Tribunal em prol de uma gestão sustentável no órgão e enfatizou a experiência e o conhecimento acumulados da Cemig para o alcance desse objetivo, agradecendo a parceria. Ele também destacou a importância da ação para a promoção de um melhor ambiente de trabalho para todos os servidores.
“É uma grande satisfação participar desta celebração de assinatura do acordo para implantar um projeto de eficiência energética, que tem o objetivo de disseminar no Tribunal a cultura do consumo consciente e sustentável, além de reduzir as despesas da instituição com energia elétrica. A iniciativa vai também, com essas inovações, trazer mais conforto a todos no exercício de suas respectivas funções”, concluiu.
Consumo consciente
Além da modernização da iluminação das edificações, a Cemig vai capacitar magistrados e servidores do TRE, por meio de curso EaD da plataforma da Companhia, sobre o uso consciente, racional, seguro e sustentável dos recursos energéticos, com a intenção de que eles passem a ser disseminadores da cultura da eficiência energética e ajudem a conscientizar a população sobre a importância do tema.
Ampliando ações
É importante destacar que a Cemig vem atuando na perspectiva de avançar e ampliar, cada vez mais, esse tipo de proposta junto a outros parceiros, órgãos públicos e governamentais. No último ano, por exemplo, esse tipo de ação de eficientização foi firmada com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, para atuação em 59 cidades, e com as Forças de Segurança do Estado, para a melhoria do sistema de iluminação de todas as edificações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
Programa de Eficiência Energética
O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig possui, além dos projetos aprovados em chamadas públicas, outros subprogramas: Cemig nas Cidades, Cemig nos Hospitais, Cemig no Campo, Cemig nas Escolas e o Cemig nas Comunidades, além do Projeto Minas LED. O objetivo do programa é combater o desperdício de energia elétrica por meio da substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes e da introdução de medidas educativas para reduzir o desperdício e o valor da conta de energia, além de oferecer mais qualidade no trabalho do campo e garantir cada vez mais segurança na área de saúde, nos municípios de concessão da empresa. Cada subprograma tem seu público específico e os detalhes podem ser conferidos no site da Cemig.
Crédito da foto: Walisson Queiroz
Parceria: O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, e o presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, participaram da solenidade, além de outros servidores do Tribunal e funcionários da Companhia