Cemig esclarece informações falsas sobre operação da UHE Irapé
Operação da UHE Irapé no dia 06 de janeiro de 2022: Sem abertura de comportas
A Cemig esclarece que o volume útil da Usina de Irapé está em cerca de 63%, ao contrário de informações que estão circulando na região de que o reservatório está em seu nível máximo. Em função da forte seca que atingiu o Brasil no último período chuvoso, o reservatório está em fase de recuperação e com a capacidade pouco maior do que a sua metade.
No momento, a Usina está recebendo mais de 760 m³/s e liberando, exclusivamente por meio das turbinas de geração de energia, 50 m³/s, retendo, portanto, mais de 90% do volume e evitando, assim, impactos para as populações ribeirinhas a jusante da usina. Dado que o grande volume vazio do reservatório, fruto de um período seco crítico, vem sendo possível atenuar bastante o nível do rio, a partir da liberação mínima de vazão pela usina em questão. Basicamente, o reservatório funciona como uma poupança, aproveitando o excesso do período chuvoso para auxiliar a regularização de vazões ao longo do período seco.
Esse efeito foi primordial para o evento chuvoso entre o dia 29 e 30 de dezembro, quando as afluências (água que chega ao reservatório) atingiu patamares de 1400 m³/s. Nesse mesmo evento, o rio Araçuaí, que deságua no rio Jequitinhonha após a usina, também estava recebendo um total vazões no patamar de 1000 m³/s. Ou seja, a operação da UHE Irapé permitiu a proteção de 1350 m³/s a menos de água no rio Jequitinhonha, durante esse evento crítico.
Para os próximos dias, ainda é vista uma instabilidade climática na região, devido à formação de nova Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS. Mas ainda assim, o reservatório da UHE Irapé ainda possui quase 40% de seu volume como capacidade para amortecer efeitos significativos, não havendo qualquer risco para a sua operação.
Destacamos que as informações oficiais sempre terão total transparência pela Cemig e divulgadas sempre a tempo. Inclusive, todas as defesas civis locais possuem os contatos diretos com a equipe de operação de reservatório da empresa para esclarecer qualquer dúvida ou desmistificar boatos.
A Cemig também disponibiliza para toda a população o aplicativo Prox, onde a população pode acompanhar em tempo real a variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios da região. A companhia desenvolveu esse aplicativo com o objetivo de disponibilizar mais um canal de informações para as populações influenciadas pela operação dos seus reservatórios. A ferramenta permite uma comunicação mais efetiva com a comunidade, bastando apenas o download gratuito do aplicativo (lojaPlay Store e Apple Store).
Além disso, no site da Cemig também é possível acompanhar a operação do nível da UHE Irapé por meio deste link.