APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

UHE Rosal

UHE Rosal

Hidrelétrica

 

Início da Construção

1998

Início das Operações

1999

Altura da Barragem

40m

Comprimento da Barragem

214,5m

Volume do Reservatório

17hm³

Potência Instalada

55MW

Unidades Geradoras

2

A usina hidrelétrica (UHE) Rosal, da Rosal Energia S.A., iniciou sua operação em 1999, erguida no rio Itabapoana, entre os municípios de Guaçuí, no Espírito Santo, e Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro. Rosal conta com 2 unidades geradoras, totalizando 55 MW de potência instalada.

O barramento é constituído em concreto gravidade, com altura máxima de 40 m e 214,50 m de comprimento de crista. Seu reservatório possui cerca de 1,70 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação 17 hm³.

O sistema extravasor da UHE Rosal é composto por um Vertedouro de Crista Livre (VL) com soleira em degraus. Situado na região central do barramento, esta estrutura conta com 55 m de comprimento e capacidade de descarga máxima de 890 m³/s. Com o intuito de manter uma vazão mínima no trecho de vazão reduzida, tem-se, também, uma válvula dispersora localizada a direita hidráulica do vertedouro da UHE Rosal.

Localizada na margem esquerda do reservatório, a Tomada d’Água (TA) da UHE Rosal está situada a, aproximadamente, 50 m a montante da barragem. A água aduzida é conduzida por um túnel de adução, por cerca de 4690 m de extensão, até o túnel de pressão. Na sequência, tem-se a chaminé de equilíbrio, e os túneis intermediário e auxiliar. Por fim, tem-se um trecho blindado de, aproximadamente, 170 m de comprimento. Ao final de seu trecho, ocorre a bifurcação em 2 (dois) condutos forçados, os quais alimentarão 2 (duas) unidades geradoras localizadas na Casa de Força da UHE Rosal.

A Casa de Força da UHE Rosal é do tipo abrigada, comportando 2 (duas) turbinas do tipo Francis. A restituição da vazão turbinada é feita diretamente no rio Itabapoana.